sábado, 2 de junho de 2018

Mercado - Comprei um computador Ultra Moderno e agora?

A primeira coisa que tive que aguentar com o novo Inspiron 22 3000 foi a assistente Cortana do Windows que não me deixava entrar no sistema enquanto não configura-se tudo e tudo o que eu queria era baixar a ISO do Ubuntu 18.04 e um programa para gerar um PenDriver bootável.


Muita gente me perguntou, mas o computador tem som embutido, HDMI, além do mais é touchscreen e será que isso tudo vai funcionar com o Ubuntu? Sim vai, primeiro não teria porque não funcionar e segundo que mesmo que não funcionasse não queria mais saber de Windows.

Depois de muitas telas de configuração da Cortana finalmente já estava acessando a Internet através da Wifi, exigência mais do que idiota que achei foi ser obrigado a criar uma conta na Microsoft senão não conseguiria prosseguir. Baixei a imagem e gerei o PenDriver sem problemas (o Edge até que tava bem colaborativo, eu acho que ele pensou: "Enquanto ele não acessar o site do Chrome ou do Firefox para me trocar está tudo de boa", mal sabia ele das minhas intenções). Mais um boot no computador e agora apertando F12 para escolher a entrada pelo PenDrive e partia para a instalação do novo sistema, que levou exatos 15 minutos.

Gravei um vídeo para mostrar as novas funcionalidades em tempo real e para você possa sentir que não perdi absolutamente nada de todos os recursos que a máquina tinha a me oferecer:

 

Um detalhe que achei bem estranho foi o tamanho que o Windows ocupava originalmente no HD de 1 TB, exatos 230 GB não sei se era por causa da Cortana ou de outra coisa só sei que absolutamente sem nenhum software instalado e só de Sistema Operacional "perdia" todo esse espaço. Agora já tenho por padrão instalado com o sistema LibreOffice, Editor de PDF, Loja de aplicativos, Python 2 e 3, player de MP3 e Vídeo e mais os seguintes softwares:
  • Java
  • R Studio
  • Kile - LaTex
  • Gimp
  • Octave
  • Calibre
  • Atom
  • OpenShot Video e SimpleScreenRecorder
  • Code::Blocks
  • PyCharm
  • Idea e Eclipse
E não chego a 120 Gb.

Não estou querendo dizer que o Windows é ruim estou dizendo que como desenvolvedor sei que o espaço no computador é algo essencial, sei que um sistema operacional é o coração de tudo o que estou fazendo e sei que sinceramente prefiro o Ubuntu, mesmo que perca qualquer nova funcionalidade no meu Computador Ultra Moderno. Coisa que não aconteceu.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário