quinta-feira, 29 de julho de 2010

Informática - O que é software?

Como primeira matéria do Blog resolvi polemizar um pouco, todo mundo sabe o que é um Software? Calma, antes de responder vamos a aquele velho conceito conhecido:
  • Hardware é a parte que você chuta e Software é a parte que você xinga.
Sendo mais específico ainda:
  • Hardware é a parte física e Software é a parte lógica de um computador.
Só que seguindo esse conceito, vejamos alguns exemplos esquisitos de softwares:
  • Um .DOC, .PDF, .XLS, .PPT, entre outros maravilhosos tipos de arquivos podem ser considerados como um Software?
Antes de responder, saiba que a Lei N° 9.609 de 19 de Fevereiro de 1998, que está relacionada com a propriedade intelectual, caracteriza software, em seu Artigo 1°, da seguinte forma:
"Programa de Computador é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento de informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados."
Se considerarmos que um .DOC (ou similares) possui instruções para as fontes, imagens colocadas entre outras coisas podemos considerar este tipo de arquivo como um software. Mas, o que isso tem demais? Simples, se não consideramos este tipo de arquivo como um software então ele não está protegido por essa Lei 9.609 e isto significa que podemos: compartilhar, copiar e usufruir deste tipo de arquivo da maneira como desejarmos.

Qual sua opinião?

Um comentário:

  1. Questão interessante esta, acredito que nem todos os arquivos derivados de um software específico são um software, mas poderiam ser (complicado isso!) por exemplo um documento do Word, Excel, write, Calc... podem conter "macros" com fórmulas, funções, procedimentos, botões, tudo isso, feito com lógica de programação e escritos em uma determinada linguagem... e ai como não considerar este arquivo como um software? dificil né?
    Quanto a compartilhar este tipo de arquivo, acho que depende do seu conteúdo, não é mesmo? o conteúdo, está protegido por leis de direito autoral? ele foi concebido pelo autor nesse arquivo ou este arquivo é um Ctrl+C do original ou mesmo fruto de um scanner? dificíl chegar a uma conclusão... afinal isso é assunto pra muita discussão...hehe

    parabens pelo blog, e até mais...

    ResponderExcluir