sexta-feira, 30 de julho de 2010

Empregabilidade - Que tipo de Profissional você é?

Lendo o excelente livro de Geoffrey A. Moore entitulado "Crossing the Chasm" (Cruzando o Abismo), gostaria de comparar os cinco tipos dequeles que adotam uma tecnologia (citados no livro) com as pessoas que procuram (ou estão) trabalho (ando).

São os seguintes:
  • Innovators, aprendem a tecnologia em primeiro lugar antes de qualquer outro (seriam classificados como exploradores), são os pesquisadores natos e odeiam ficar para trás. Na área tecnológica são os Evangelistas (pessoas que correm o mundo inteiro realizando palestras e tentando conseguir novos adeptos).
  • Early Adopters, pessoas que buscam aprender uma tecnologia que ainda não é a padrão, mas que sabem que ela se tornará a padrão, normalmente este é o grupo que se encaixam os escritores de livros técnicos.
  • Early Majority, aprendem a tecnologia quando já está consolidada e é um padrão, normalmente é o maior grupo e aquele que faz a tecnologia ser realmente um padrão estabelecido e consolidado.
  • Late Majority, se interessam em aprender quando já existe uma grande base já instalada e o mercado esta á procura de pessoas que possuam esse conhecimento.
  • Laggards, estes são os retardatários e vão quase na contramão da inovação, ou seja, aprendem uma tecnologia quando ela já está (ou foi) trocada por outro padrão.
Já para Eric Sink no seu livro "Business Software" estabelece quatro grupos, ao invés de cinco, são eles:
  • Early adopters, são os tomadores de risco e que realmente gostam de experimentar.
  • Pragmatics, estão dispostos a utilizar as novas tecnologias, se é a única maneira de ter o problema resolvido.
  • Conservatives, não gostam de novas tecnologias e tentam evitá-la.
  • Laggards, têm orgulho de serem os últimos a tentar algo novo. 
Olhando as listas de emprego, normalmente, as pessoas mais procuradas, são aquelas que já conhecem a tecnologia quando é um padrão definido, como por exemplo: Emprego para Java. O problema é? Quando você começou a aprender Java. Porque, quando você começou a aprender algo é que definirá seu grau de conhecimento, e em consequência, a sua "Empregabilidade". Uma dica: se você pertence ao último grupo comece a aprender COBOL ou MUMPS pois terá seu emprego garantido.

Então simplesmente se pergunte: Em que grupo me encaixo?

Conheça Mais: Você pode obter muita informação sobre esse assunto pesquisando no Google as palavras: "Techonology Adoption Life Cycle".

0 comentários:

Postar um comentário