sábado, 21 de maio de 2011

Empregabilidade - The Biggest Loser

Existe um programa chamado "The Biggest Loser", atualmente está na 11ª Temporada, exibido pelo canal NBC, a ideia é simples, pessoas bem acima do peso são isoladas em um Rancho para perderem peso quem durar até o final do programa leva 1 milhão de dólares.

Se fosse só isso que escrevi garanto que esse programa não duraria uma temporada, "The Biggest Loser" é muito mais do que isso. Primeiro detalhe que qualquer um percebe, o programa trata com o emocional das pessoas e tenta analisar o que fez a pessoa ficar com 200 e tantos Kilos (não se assuste com os números do programa, pois a medida americana é feita em "Pounds", isto é, 1 Kilo equivale a 2,2046 Pounds, ou seja, o peso das pessoas é o dobro do que estamos acostumados no Brasil). Então, ao chegar no Rancho, a pessoa passa por uma avaliação médica de última geração, os exercícios são realizados por diversos profissionais (você verá somente 2 treinadores, na 11ª temporada entraram mais 2) e os participantes são controlados segundo a segundo (é fácil perceber uma correia no braço de todos). A função do Treinador que os acompanha é de dar vários conselhos e principalmente servir de apoio psicológico para eles. Ao final do programa é que começam as cenas mais tocantes pois eles reencontram suas famílias (depois de várias semanas e muitos kilos a menos) então dá para imaginar a surpresa e quanta água se derrama. A trilha sonora do programa também colabora muito para essa corrente de lágrimas, veja essa simples propaganda sobre a temporada atual que está terminando essa semana:

The Biggest Loser - Season 11 Theatrical Preview

"The Biggest Loser" é um programa que faz você pensar sobre o que é importante na sua vida, o que você está fazendo errado e o que você poderia fazer para arrumar o que está errado, não é apenas perder peso é mudar de vida é começar a fazer coisas que você jamais sonhou que um dia poderia fazê-las e muitas delas estão ali ao seu alcance, basta simplesmente um pouco de esforço. E muito diferente do que as pessoas falam que o programa é um "Big Brother de Gordinhos" na parede do ginásio tem uma frase que expressa bem o que vem a ser o programa:

"This isn't about winning a game, its about fixing what's broken" - Bob

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

Curiosidade: O programa teve sua versão Brasileira, exibida pelo SBT, com os nomes "O Grande Perdedor" (na primeira edição) e "Quem Perde Ganha" (na segunda edição). Confesso que não cheguei a assistir então não posso comentar porque não fez o mesmo sucesso que as versões de outros países.

0 comentários:

Postar um comentário