domingo, 29 de maio de 2011

Empregabilidade - Kitchen Nightmares

Um programa de televisão pode esconder lições fantásticas para sua carreira, principalmente ao se tratar de um programa sério, bem dirigido e produzido. O canal FOX muito raramente produz coisas ruins e "Kitchen Nightmares" não é uma exceção (nossa que medo de escrever errado essa palavra, mas é só lembrar que significa ato ou efeito de excetuar então é escrito com "xc"), sendo inclusive, uma grande e agradável surpresa.

Vamos imaginar um restaurante, alguns com bons anos de tradição e passado de Pai para Filho (para o pessoal de Java um "extends"), com boa cozinha, boa comida, boa experiência, local agradável, ou seja, tem tudo para dar certo. Antes fosse assim, parece que a linha de conforto das pessoas não existe limite e muitos desses locais estão ruindo de dentro para fora, ou se você prefere a palavra estão implodindo. É nesse ponto que entra o socorro do Escocês Chef Gordon Ramsay (seu sotaque parece britânico), e se fosse somente arrumar a cozinha até que seria muito fácil, mas Ramsay arruma muito mais do que isso. Em muitos programas os donos não possuem a menor conduta empresarial e estão causando a falência do negócio, ou acontece da péssima administração da Gerência que fica como se o negócio não fosse problema deles, algumas vezes pode ser também problema com o Cozinheiro que não possui o menor talento ou compromentimento com o local, é parece que se fosse mandado embora, no dia seguinte estaria empregado novamente em um novo lugar, e por fim, o culpado também pode ser o pessoal de Staff que age como se tudo o que tivesse acontecendo fosse em outro restaurante e bem longe dali (em um dos episódios, o local está a beira da falência e o ajudante leva diariamente comida e bebida para casa e ainda acha que isso é a coisa mais normal do mundo).

Em cada programa, são realizados quatro passos em quatro dias. Passo 1 o Chef Ramsay chega ao local e prova a comida (muitas vezes horrível), conversa com o pessoal e verifica como é o atendimento (ou seja, faz o papel de um consultor externo). Passo 2, isso é já no dia seguinte a investação torna-se mais complexa, e Ramsay verifica o estoque dos alimentos, condições sanitárias (baratas e ratos são estrelas constantes desse programa e todo o tipo de podridão alimentícia), tipo de comida que está sendo servida (é incrível como ao provar o alimento  no primeiro dia Ramsay sabe exatamente se era um alimento fresco ou congelado), conversa com potenciais clientes, vida pessoal do dono e por aí vai (passa a ser um consultor interno e atuante). Passo 3 é mudar o que precisa ser mudado, então se a cozinha precisa apenas de um bom banho coloca o pessoal para fazer, se precisa de novos equipamentos o programa fornece, se a cara do restaurante precisa de uma nova fachada, ou trocar realmente a decoração do lugar, o que muitas vezes acontece (Ramsay agora está tentando trazer uma nova vida para o negócio dando uma nova visão) e também a troca do Menu (Ramsay bola um novo menu, adequando muitas vezes pratos sem sabor a uma nova realidade, ou seja, novos produtos). Passo 4 é o mais crítico, funcionar o restaurante a "Pleno Vapor", então reuni em uma noite vários clientes até estressar todos e ver como tudo se comporta (e nesse momento que quem não aguenta pede as contas). No final do programa uma avaliação final e Ramsay vai embora, deixando para trás um negócio revitalizado, não quer dizer a salvo (em alguns programas o restaurante é vendido).

As lições que se aprendem ao assistir esse programa (desde 2007 no ar) ficam marcadas, pois como estamos de fora, não conhecemos o local (pode até ser que um dia, em viagem, você visite a algum desses restaurantes) ou as pessoas então podemos nos ater a sermos meros espectadores que pode analisar a situação sem sentimentalismos e principalmente a pensar. Agora o que me pergunto é: Como isso pode ajudar a minha carreira?

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário