sexta-feira, 29 de julho de 2011

Empregabilidade - Falei, agora é tarde

Essa semana foi bem tumultuada, mas ao mesmo tempo foi de muito aprendizado, duas situações em particular chamaram minha atenção, a primeira veio escrita em um livro e a segunda aconteceu hoje mesmo na TV.

Essa semana li um excelente livro entitulado "Confesiones de un Chef" de Anthony Bourdain, para quem não sabe Bourdain é um excelente Chef Francês que mora em Nova York, possui um programa de televisão e tudo o mais, bem nesse livro ele conta como foi o seu começo, nada da glória e glamour que imaginamos na vida de um Chef de Cozinha (ou mesmo em desenhos como Ratatouille) e ao pedir um emprego em uma churracaria e após fazer uma excelente entrevista (arrasando de forma matadora todas as perguntas) o contratante lhe faz uma simples pergunta final que foi entendida como: "O que você sabe sobre mim?", imagine que o Presidente de uma empresa, que você está prestes a entrar lhe faça essa pergunta o que você responderia? Só que o problema é que a pergunta tinha sido feita por um Escocês falando inglês (lembro que Carne em inglês é MEAT, e eu é ME, o problema é que os escoceses não pronunciam o T final, resultado a pergunta correta era: "O que você sabe sobre carne?") no qual nosso amigo Chef sinceramente responde, depois de muito ponderar: "Quase nada", por ter entendido a pergunta de forma errada. Obviamente ele tinha acabado de perder a vaga.

Hoje a tarde, no Jornal Hoje da Rede Globo, um especialista em segurança da Internet consegue soltar a seguinte frase: "Uma dica para saber se o e-mail é falso é colocar o mouse em cima do endereço, sem clicar. O endereço verdadeiro da página vai aparecer. Quando o nome não tem nada a ver com a empresa ou quando termina em '.php' pode ser golpe.", resultado automático que milhares dos defensores da linguagem PHP resolveram tomar as dores e lotaram mensagens no Twitter e Facebook com tudo quanto foi tipo de piadas a ameaças ao tal especialista.

Esses dois insolitos fatos me fizeram pensar em quantas oportunidades perdemos simplesmente ou por não entender direito uma determinada pergunta ou por tentar ajudar quando deveríamos nos manter no básico. Como aquela velha história Zen, um mestre pede a um discípulo que toda vez que ele falar algo sem pensar que ele coloque um prego em uma tábua na cerca, resultado que depois de um tempo a cerca se enche de pregos, em seguida o mestre diz que toda vez que o discípulo fizer uma boa ação que ele tire um prego da cerca, depois de um tempo a cerca está sem pregos entretanto está toda marcada e mestre diz: "Assim são as palavras, uma vez lançadas vão ficar marcadas para sempre por mais boas ações que você faça".

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário