sábado, 9 de julho de 2011

Literatura - Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin

Como se faz para escrever uma boa saga de fantasia? Antes deixe-me dar alguns dados, Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien é uma obra incomparável, só que nela não aparece nenhum Dragão (o único Dragão aparece em O Hobbit, que não faz parte da Trilogia), a Saga de Duna de Frank Hebert é uma história contendo 3 casas principais os Altreides, os Harkonens, os Corrinos (poderiamos até considerar 4 se juntarmos os Freemens), As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis envolvem sempre os mesmos personagens assim como o bruxo de Harry Potter de J. K. Rowling. Bem essas quatro sagas acredito que resumem bem o mundo de fantasia, obviamente não quero desprezar escritores, tais como Terry Pratchet e o seu MundoDisco (no qual já tratei aqui) mas isso é outro gênero Comédia-Fantasia, então o estou propositalmente deixando de fora.

Bem os elementos de Crônicas de Gelo e Fogo de George são impressionantes, junte a um mundo totalmente novo, sete famílias (e mais algumas menores) envolvidas em uma grande disputa, adicione disputas entre Zumbis, Selvagens, Gigantes, Mágia, Honra, Traições, Dragões (são três que aparecem nos livros, Vhagar, Meraxes e Balerion) e Guardiões que se parecem com os Templários mas que (propositalmente ao contrário) se vestem de Negro. O mais impressionante é que nesta saga você não tem a menor noção de quem vai sobreviver, por mais apuro que passe Harry Potter ou Frodo sabemos que no final tudo vai dar certo, aqui, o autor simplesmente elimina sem a menor compaixão um dos personagens principais, então por exemplo, a história está girando em torno a alguém (não quero colocar os nomes para não perder a graça), e você acompanha sua luta, suas derrotas, seus estratagemas e de repente pluft ele morre assassinado, ou traído, ou em combate. Por outro lado, um personagem que você acha que morreu de repente escapou e assim vai se dando voltas e mais voltas durante toda essa apaixonante saga.

Uma das cenas que resume bem o que é essa saga é quando Menique está conversando com Sansa Stark, o diálogo entre eles é assim:

- Porque queria vê-lo morto? - Menique se encolheu de ombros. Não tenho nenhum motivo concreto. Além do mais, estou a léguas de distância, no Vale. Você deve sempre confundir os seus inimigos. Nunca devem estar seguros de quem você e nem o que você quer, não devem saber qual sera o próximo passo que você fará. Às vezes, a melhor maneira de desconcertá-los é fazer movimentos que não tem sentido, e que inclusive parece que vai contra os seus intereses. Não se esqueça quando jogar o jogo, Sansa.
- Que... que jogo?
- O único jogo que importa, o Jogo de Tronos.

Este diálogo se encontra no terceiro livro de um total de sete, só que infelizmente um deles ainda está em produção e dois nem foram começados, ou seja, fazendo as contas temos apenas quatro livros. Bem sou um cara um pouco apressado quando se trata de fantasia, então não tenho a menor idéia como estão as coisas no Brasil, pois prefiro ir direto na fonte, e os livros são:
  1. A Game of Thrones (Um Jogo de Tronos)
  2. A Clash of Kings (Um Choque de Reis)
  3. A Storm of Swords (Uma Tempestade de Espadas)
  4. A Feast for Crows (Um Festim dos Corvos)
  5. A Dance with Dragons (Uma Dança com Dragões)
  6. The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno)
  7. A Dream of Spring (Um Sonho de Primavera)
Não sei se no Brasil os livros terão os títulos traduzidos desta maneira pois como já disse prefiro ir beber na fonte do que ficar esperando e a série da HBO chama-se simplesmente o título do primeiro livro. Bem, esta semana espero terminar de ler o quarto livro desta fantástica saga (se quiser saber quais livros estou lendo siga-me no twiter) e aguardar ansiosamente (assim como uma legião de fãs que formam no mundo todo) sua conclusão.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário