domingo, 19 de setembro de 2010

Literatura - Mundodisco de Terry Pratchett

Esqueça tudo o que você já ouviu sobre "Harry Potter" ou "Mundos de Magia" aonde Magos e Bruxas são levados à sério, estamos entrando em um mundo que possui o formato de um long-play, que é carregado por quatro elefantes que estão sobre uma tartaruga A'Tuin e essa é uma série onde realmente nada é o que se espera. O primeiro contato que tive com Terry Pratchett foi no livro "Good Omens" (traduzido no Brasil como "Belas Maldições") escrito em parceria com Neil Gaiman, fiquei então com as "antenas" (apesar de não ter isso) ligadas nesse escritor e comecei a ler a série de livro de "Mundodisco".



Mundodisco lida com um mundo de mágia, Magos, Cavaleiros, Heróis, Donzelas, andam neste mundo, e entre eles, Deuses, Duendes, Anões, Trols, Monstros Marinhos, e toda a sorte de coisas inclusive a "Morte" (em pessoa, ou melhor, em esqueleto), para se ter uma idéia da loucura tem o Grêmio dos Comerciantes, dos Mercadores e dos Assassinos. Pratchett deve ser lido com o máximo de cuidado, pois como o desenhista Sérgio Aragonés (conhecido pelos microdesenhos na MAD), ele sempre escreve nas entrelinhas, o mais cômico dos livros é quando um objeto ganha vida, como por exemplo uma mala (que possui várias perninhas e é fiel ao seu dono) ou um cajado (que possui um "ar" de cajado), no terceiro livro "Equal Rites" um mago tenta consolar um prédio de uma universidade pois está chovendo e ele está com medo (fico imaginando essa cena na minha mente).

Dizer que me diverti é muito pouco, curti cada segundo dos 32 livros (alguns já foram publicados aqui, mas cuidado, é preferível buscá-los pelo nome do autor do que pelo nome da série) até então publicados e fico ansiosamente aguardando uma nova história. Morro de pena que no Brasil não temos as coisas ao mesmo tempo que lá fora, já que além dos livros existem mais de 4 filmes desta hilária série e nenhum até hoje chegou aqui, quem sabe um dia.

0 comentários:

Postar um comentário