quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Informática - Perda do Equipamento

Faixas de pedestres, carros e motos é uma mistura que não combina. Ontem, infelizmente, eu era o cara da moto e resultado foi um ombro deslocado, um joelho ralado e o pior de tudo, um Notebook com tela rachada, desespero total. Muitas vezes sonhamos que nunca precisamos de um backup, se fosse calcular, somente este ano, quanta informação perdi, a conta seria assim:
  • No começo do ano um notebook formatado, um HD com 100 Gb perdidos
  • Um pen-driver sumido, mais 2 Gb perdidos.
  • Um desktop de casa trocado, mais 80 Gb perdido.
  • Saldo: uma vida inteira de dados que nunca mais vou ter.
Um notebook quando racha a tela seu primeiro pensamento é... (não posso dizer nesse blog), depois você respira fundo, medita, coloca um aroma de Sândalo para acalmar e começa a avaliar suas reais possibilidades. A primeira delas é arrumar um monitor novo para poder retirar os dados, no meu não existia um FN+F4, ou, qualquer tecla similar para transferir a imagem, por sorte ainda sobrou um quadradinho de 3x7 cm estava funcionando no canto superior, e minhas esperanças estavam nesse quadradinho. Tive que acessar o Windows XP, depois propriedades de vídeo, avançada e finalmente chegar no aplicativo que promovia a troca. Para meu alívio consegui, por volta das 23:58, ter a imagem do meu pré-falecido Note na tela, agora era transferir os dados. Segundo trabalho foi mais fácil, já que uso a maravilhosa tecnologia Wireless em casa, deste modo bastou uma pasta compartilhada para começar a transferência de mais de 200 Gb de informação salva e a promessa de mais uma vez começar um backup.

Como diria Murphy, um equipamento elétrico sempre dará problema e acontecerá quando não puder dar problema, então, nunca esqueça de atualizar seus backups. Atualmente, um DVD pode ser adquirido por R$ 0,60 e cada um guarda 4,33 Gb de informação preciosa, ou seja, com R$ 6,00 podemos preservar 43,30 Gb e isso irá demorar no máximo 30 minutos. Faça as contas e tente não sair perdendo.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário