sábado, 18 de agosto de 2012

Empregabilidade - Da Nuvem para Você

A Nuvem, Cloud Computing, é um termo que juntamente com Big Data começou a ser muito explorado. Primeiramente vamos entender que ambas soluções estão começando, então a hora de aprendê-las é agora. O termo "Nuvem" se refere a Internet e basicamente se refere aos dados, que estavam preso em algum HD, ficarem a disposição para qualquer equipamento que acesse a Internet, junte a isso, smartphones, tablets, netbooks, notebooks, desktops, geladeiras, carros, e por aí vai. Em teoria tudo é muito simples, precisou de uma planilha para fechar um relatório, lá está ela a sua disposição em algum servidor basta acessar sua conta.

Só que a "Nuvem" não se limita a isso, podemos também colocar equipamentos como impressoras, scanners, ou qualquer outro periférico. Deste modo, está em casa e precisa imprimir o relatório basta mandar o resultado para a impressora do escritório. Continuando com essa viagem futurista, devemos lembrar que tudo isso envolve uma pequena palavra que exige muito: Segurança, imagine se o concorrente da sua empresa consegue obter seu dados. O nível de proteção exigido aumenta consideravelmente, e esse é hoje um dos principais problemas com a implantação de Cloud Computing, as pessoas simplesmente não confiam o suficiente para deixar seus dados "abandonados" a mercê de pessoas mal intencionadas.

Nesse ponto que entram as grandes empresas, consolidadas no mercado, essas grandes corporações estão vendo um grande filão a ser explorado e a caça a bons profissionais deve começar em breve, deste modo, é aqui que você entra. Fique preparado, antenado, e por dentro de tudo o que está acontecendo pois em breve uma gigante do mercado estará lhe fazendo uma oferta.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário