domingo, 19 de agosto de 2012

Projeto - Análise "E se..."

Uma das cenas mais interessantes da refilmagem do clássico "A Máquina do Tempo" é quando Alexander (personagem de Guy Pearce) faz o questionamento: "E se...". Para quem desconhece, esse modelo de análise surgiu na época da planilha Lótus 1-2-3 e nas palavras de David du Chemin:
"A criatividade é a capacidade de ver as coisas de uma maneira nova, de modo a combinar as coisas existentes, pontos de vista, elementos, de uma forma que ainda não foi feita, ou de uma maneira que exclusivamente resolve um problema. É, em suma, o poder de "E se ...?"
David du Chemin, Fotógrafo 
Este é um método de coleta de idéias, de modo a determinar que coisas podem dar certo ou errado, verificar as probabilidades e as conseqüências das situações que podem ocorrer. As respostas a todas estas questões, formam uma base para fazer julgamentos sobre a aceitabilidade dos riscos envolvidos de modo a determinar um curso de ação recomendado, buscando riscos que forem julgados como aceitáveis.

A realização dessa forma de analise das possibilidades pode ser benéfico de várias formas. Não apenas tomamos melhores e mais bem informadas decisões, como alteramos pressupostos, observamos e estimamos, além de sermos capazes de prever resultados das decisões. E se sua equipe aceitar desenvolver um sistema sabendo que o prazo de entrega é muito apertado... discuta todas as possibilidades que podem ocorrer e faça a equipe se comprometer com o resultado.

Levar um facilitador que pode avaliar com outros olhos (fora do escopo dos envolvidos) o que pode dar errado com base em suas experiências passadas e conhecimento de situações também poderá ajudar na tomada das decisões. Talvez você tenha assistido a esse filme e nem tivesse conhecido esse modelo de análise, pois saiba, esse modelo persiste até os dias atuais e muitos produtos são desenhados baseados no "E se... ?".

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário