domingo, 7 de outubro de 2012

Estratégia - A Arte da Guerra - Estratégia Ofensiva

Esse é o capítulo do livro favorito de muitas pessoas, pois é melhor dominar o inimigo sem destruí-lo, sem lutar, sem guerras para isso o conhecimento do inimigo é necessário e várias ações lógicas podem ser implementadas, tais como: destruir completamente suas relações, enfraquecer suas forças e principalmente não ser impaciente.

Com forças muito superiores podemos cercar o inimigo até que este desista, sendo mais forte podemos realizar um ataque rápido, preciso e decidido, sendo igual podemos combatê-lo através do uso de artimanhas e sendo mais fraco devemos garantir que podemos sair ilesos do jogo. O grande problema é quanto na interferência dos superiores. Você é o técnico contratado e compreende o modus operanti para a realização do trabalho, de repente seu superior imediato diz outra coisa totalmente diferente a sua equipe. Como agir nessa situação? Essa é a grande questão no mundo empresarial. Steve Jobs era conhecido por dar sua opinião em todas as áreas na criação de um novo produto na Apple, muitas dessas opiniões totalmente contrárias ao que a boa razão julgava e isso gerava muitos conflitos na equipe de trabalho. Esse conflito ficou tão agravado e acabou na expulsão de Steve Jobs da presidência da companhia. O bom líder deve confiar em seus comandados e nas opiniões desses.

Esse capítulo é o favorito de muitas pessoas por causa da máxima lançada por Sun Tzu que é gravada a ferro e fogo na memória de quem lê esse livro:
  • Conheças a si mesmo e ao teu inimigo e terás a vitória garantida.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário