sábado, 29 de setembro de 2012

Estratégia - A Arte da Guerra - A Condução da Guerra

Para combater em um novo local, devemos ter em conta que o "transporte das provisões" (marketing, novas ideias, funcionários) pode sair muito caro. Como solução, Sun Tzu promove o livre saqueio, tanto de alimentos, equipamentos e tropas.

Uma guerra demorada não favorece a ninguém, pois esgotam-se os recursos e pode ocorrer o aumento exorbitante dos preços. Desta forma, vizinhos podem se aproveitar da situação para atacar. O principal é ter foco no que pretendemos realizar. Para vencer a batalha devemos nos tornar mais fortes que o inimigo, tratar bem a população e os prisioneiros incitando-os ao nosso lado. Traduzindo para os negócios, significa que podemos aproveitar tudo o que os nossos concorrente já realizaram, principalmente as boas ideias. Se aproveitar dos recursos, significa declarar maiores vantagens do nosso produto, mostrar aos clientes que nossas mercadorias são as melhores, discorrer sobre as vantagens dos nossos funcionários e obter os melhores talentos para nossa empresa.

Podemos fortalecer nossa posição às custas do que o nosso inimigo já realizou, sem termos de reinventar tudo novamente.Faça um exercício mental e pense em quantas empresas seguiram essa tática.

 Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário