domingo, 16 de setembro de 2012

Qualidade - Quadrantes para Gerenciamento Pesoal

Normalmente somos chamados a fazer o que é Urgente contudo temos sempre a sensação de que isso não é Importante, pois muitas vezes, não sabemos distinguir o que é Urgente e Importante. E o motivo é simples, não organizamos nossa vida. Uma opção rápida e prática é utilizar o método proposto por Stephen R. Covey que no seu livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes", diz que devemos definir primeiro o que é mais importante. Covey sugere a criação de quatro quadrantes para o gerenciamento de atividades diárias. Descritos da seguinte forma:

  ---------------------------+-----------------------------
  1. UI                      | 2. NUI
  ---------------------------+-----------------------------
  Urgente e Importante       | Não Urgente mas Importante
  Quadrante do Inevitável    | Quadrante da Qualidade
  ---------------------------+-----------------------------
  3. UNI                     | 3. NUNI
  ---------------------------+-----------------------------
  Urgente e não Importante   | Não Urgente, nem importante
  Quadrante das Interrupções | Quadrante do Lazer
  ---------------------------+-----------------------------


Pegue uma folha de papel (aproveite aquele bloco que você nunca usa ou uma Agenda que só está preenchido o mês de Janeiro) e divida-a em quatro áreas:
  1. UI - Defina tudo que seja de total prioridade e que não pode passar do dia de hoje, como se fosse uma daquelas ofertas que duram apenas um tempo determinado.
  2. NUI - Aqui podemos planejar e estabelecer as oportunidades do dia, o que poderá nos trazer benefícios a curto ou longo prazo.
  3. UNI - Normalmente este quadrante está relacionado as perdas de tempo ou distrações, reuniões, emails, telefonemas...
  4. NUNI - Totalmente inútil para as nossas atividades, entretanto necessário como a pausa para o cafezinho e descansar os olhos do monitor.
O que estou lhe propondo é algo bem simples, ao chegar no seu trabalho gaste 5 minutos preenchendo esses quadrantes e siga-o durante todo o dia. Acredito que sua vida profissional irá melhorar e adquirir um pouco mais de controle e qualidade, pois como dizia Zarvirus: "O homem mais digno é o capaz de distinguir as prioridades deste mundo".

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário