sábado, 22 de agosto de 2015

Linux - Travou e agora?

Um fato me ocorreu esta semana muito estranho, de vez em quando me divirto com o site 9GAG só o insaciável Chrome por memória resolveu travar meu computador, antes de apertar o RESET me lembrei de um pequeno detalhe: Estava no Linux. Ou melhor, estava no Ubuntu.

Para quem desconhece, a parte gráfica é apenas um dos componentes do Sistema Operacional Linux, diferente do Windows ou Mac que não sobrevivem sem essa camada. Para o Ubuntu e muitos outros sistemas existe a chamada: parte não gráfica, que continua lá mesmo que não a recordemos muito. Veja a seguinte figura:

Com a combinação de teclas Ctrl+Alt+F1 (pode tentar até F6) se chega a ela. Para que serve? Para usar o sistema em modo não gráfico - Então nunca precisaria abrir um terminal? Em tese, não. Essas áreas, chamaremos com o nome de TTY (abreviatura para TeleType Writer) são utilizadas como camadas no sistema, ou seja, temos 6 camadas não gráficas (TTY1 a TTY6) e uma gráfica (TTY7) e para acessá-las basta usar a combinação de teclas Ctrl+Alt+F1 a F6 (para as não gráficas) e Ctrl+Alt+F7 (para a gráfica). Quando estamos no terminal (através de Ctrl+Alt+T) estamos em uma "Pseudo" TTY, abra o terminal e digite o comando:
$ tty
E como resposta deve receber algo como: /dev/pts/8. Esse número 8 pode variar de sistema, mas faz parte da camada gráfica (como no Windows), já as outras TTY são completamente independentes entre si, e podem ser utilizadas para "destravarmos" suas irmãs. Pois uma coisa legal que acontece é que as camadas se falam, façamos um teste muito simples, coloque algo para tocar e aperte Ctrl+Alt+F1, observe que a música parou. Agora acesse com seu usuário essa camada, e a música retorna, saia com o comando exit e retorne ao modo gráfico com Ctrl+Alt+F7.

Retornando a pergunta, para quê usar o terminal então? Tudo depende do que se está fazendo, se for algum trabalho rápido ou que envolva usar o modo gráfico de vez em quando então use o terminal que é mais prático.

Resumindo, se travamos um processo em uma dessas camadas, podemos muito bem acessar outra camada para solucionar o problema. Então, no meu caso a solução foi simples:
  1. Digitar a combinação Ctrl+Alt+F1, para acessar a TTY1.
  2. Localizar o processo do Chrome, sudo ps aux
  3. Eliminar o processo: kill -9
  4. Digitar a combinação Ctrl+Alt+F7, para retornar o modo gráfico.
Ou seja, tudo uma simples questão de usar o sistema a meu favor e adeus ao botão RESET.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário