sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Linux - Descobrindo fraudes de Pen Drive

Com um pouco de pesquisa na Web descobri que existe um Pen Drive com capacidade de 2 Tb, isso mesmo, 2 Terabytes, ou seja, muito maior que alguns HD externos que existem por aí. Como um cara que vive de informática procurei mais informações e junto com alguns colegas importamos por míseros R$ 33,00 o tão sonhado Pen Drive de 2 Tb com marca HP (o que por si só já me inspirou muita confiança no produto).

Como esse aí da imagem, antes mesmo do produto chegar a venda foi cancelada e o dinheiro completamente devolvido, como assim chegar? Passado alguns dias o produto estava na minha mão. Mas qual foi o motivo que o dinheiro foi devolvido? Simples, o site deve ter identificado a série de reclamações sobre o produto.

Primeiro quero deixar claro que a HP nada tem a ver com esse produto. Segundo que na embalagem uma coisa me deixou com uma pulga atrás da orelha, dizia que o produto só podia ser usado por Windows ou Mac. Como assim? Se a formatação do mesmo era FAT32 porque não podia usar no Linux que lê sem o menor problema esse tipo de partição?

Comecei então a correr atrás do que estava acontecendo, primeiro que realmente a partição em todos os sistemas operacionais que testei indicava realmente que a capacidade era de 2 Tb. Só que ao copiar um determinado conjunto de arquivos que somavam mais do que um determinado tamanho e desplugar o Pen Drive os arquivos simplesmente desapareciam. Alguma coisa estava muito errada, resolvi então usar o Linux para descobrir.

Com alguns comandos descobri que o ChipSet do Pen Drive não era HP, mas algo como Alcor e em outro nem marca tinha. Com uma consulta a base de dados do iFlash, consegui localizar o tamanho correto: 101 Mb. Isso mesmo o que era para ser um produto de capacidade de 2 Terabytes possuía na verdade a capacidade de um Pen Drive que se fosse vendido atualmente não custaria R$ 1,00 (isso se alguém quisesse algo com capacidade de 100 disquetes que pode ser usado para dar de brinde em festa de criança - ou talvez em um casamento com as fotos dos padrinhos).

Estou postando isso para que não caia no conto do Pen Drive maravilhoso de 500 Gb, 1 Tb ou mesmo 2 Tb e perca, pior que seu dinheiro, arquivos que lhe farão uma enorme falta - ATENÇÃO: Este Pen Drive copia toda informação, só que ao desplugar ou tentar ler é que começam os problemas.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário