sábado, 18 de dezembro de 2010

Cinema - Tron: O "Meu" Legado

Pode um filme influenciar as pessoas? Pensemos em alguém que adora os filmes e vive em uma cidade onde a maior diversão é ir ao cinema (atualmente a maior diversão é ir ao Shopping), pois bem, ali estava tranquilamente sentado nas cadeiras de couro do falecido Karim da 110 Sul (hoje convertido em Igreja) e pronto para assistir a mais um filme da Disney, era o ano de 1982 e estava com 16 anos naquela famosa idade que sabia de tudo, principalmente o que queria ser da vida: um grande veterinário e ter minha própria clínica para cuidar de animais de estimação.

Ao sentar naquela cadeira de couro do cinena, fui levado a muitas lembranças, neste cinema fui barrado na porta, pois tinha 12 anos tentei assistir a "Grease - Nos Tempos da Brilhantina" (como o mundo era inocente) e foi lá também que assisti a "Star Wars". Bem, voltando ao filme, as luzes se apagaram e o filme começou, em um laboratório de tecnologia avançada um velhinho consegue colocar uma maça em dados digitais, depois um casal bem romântico e a cena muda para uma loja de fliperama, um cara jogando e outro cara que era do casal chega para conversar, o filme vai se desenrolando normalmente e pelo visto seria uma ótima Ficção Científica (adoro esse gênero) já tinha ficado meio baratinado com "Guerra nas Estrelas" um tempo atrás (1977) então esse filme prometia. 

De repente acontece a mágica do cinema, o rapaz, como a maçã, é enviado para dentro do computador e um novo mundo se abre, entre o Azul e o Vermelho dominante do filme se destacando com o preto meus olhos simplesmente brilharam e eu simplesmente esqueci de piscar no meio das "LightBikes" para não perder um segundo da cena. Estava simplesmente encantado com a magia do mundo de "Tron - Uma Odisséia Eletrônica", que diferente de "Star Wars" que era uma galáxia muito, muito distante, aquilo estava ali e eu podia ter acesso. A linguagem que eles falavam era simples, programadores, programas, assembler, computadores, compiladores,... (nada de loucuras como Força ou Jedis), não era um Star Trek ou Perdidos no Espaço da Televisão, era "Tron".


Estamos agora a 27 anos depois e o garoto de 16 anos saiu do cinema e correu para uma biblioteca aprender Assembler e Fortran, depois veio ADA, PL1, ALGOL, Pascal, Natural, Basic, dBase, Clipper, Zim, UNISYS, Visual Basic, Object Pascal, C, C++, Java e a lista interminável continua. E tudo isso simplesmente por causa de "Tron". No cinemas agora está estreiando "Tron: O Legado", no qual o filho de Flynn é sugado para esse mundo. Pretendo ir ao cinema com meu filho, e o que vai acontecer não sei, a única coisa que sei é que os filmes realmente podem influenciar as pessoas.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário