domingo, 9 de outubro de 2011

Empregabilidade - Em qual linguagem apostar?

É publicado mensalmente no TIOBE algumas tabelas e gráficos com as linguagens que são as mais utilizadas em todo o mundo. Há um bom tempo que Java assume a primeira posição, sendo sempre perseguido de perto por C, C++ e PHP. Bem obviamente diria para você, que vai estudar para iniciar a carreira de Desenvolvedor, é ideal investir em uma dessas quatro linguagens pois lhe darão uma boa empregabilidade, mas e se você já sabe essas quatro? Qual seria a próxima a investir? Neste caso recomendaria as três que estão em plena ascenção:

1. Objective-C
Graças ao sucesso do iPhone e iPad essa linguagem ganhou um forte impulso, mais OO que suas origens (Java e C++) e bem mais simples de aprender do que estas.

2. Lua
Já comentei sobre essa linguagem em uma postagem anterior, e algumas previsões de um velho programador podem se confirmar como demonstrado neste gráfico de Outubro de 2011 que mostra que Lua cresceu oito posições do ano passado para este.

3. PL/SQL
A linguagem do banco de dados ORACLE tem se destacado de um tempo para cá e assim como Lua cresceu também as mesmas oito posições.

E quanto ao COBOL, FORTRAN e ABAP? A empregabilidade dessas linguagens sempre foi excelente o problema é que se reduz a nichos de mercado, pessoalmente não gosto de ficar reduzido a duas ou mesmo uma empresa que possa querer me contratar e pior que quando for contratado passar o resto da minha vida fazendo a mesma coisa o tempo inteiro.

Prefiro ter várias portas e poder me especializar crescer e aproveitar o melhor que esta Área de Informática tem para oferecer.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

Endereço do TIOBE: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Um comentário:

  1. Se Objective C cresce tanto, bem que a x25 podia ser a primeira em Brasília a oferecer o curso né?

    ResponderExcluir