quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Projeto - Mapa Conceitual e Mapa Mental

Mapa Conceitual e Mapa Mental como diria uma velha frase: "Não confunda alhos com bugalhos". Apesar de ambos serem considerados mapas, excelentes para várias atividades de desenvolvimento de ideias centrais, auxiliares em reuniões com a técnica de Brainstorm, são ferramentas sensivelmente diferentes.

Quanto a sua forma de ligação, o Mapa Conceitual, vou abreviar para MC, foi criado na década de 70 pelo Americano Joseph Novak e liga as palavras em relação ao seu sentido de ação realizada, por exemplo: Bloggeiros -> leem -> Fernando Anselmo. O Mapa Mental (já comentado aqui), vou abreviar para MM, foi criado pelo inglês Tony Buzan e as ideias são ligadas umas, como se formassem frases sem as palavras de ligação, por exemplo: Blog -> Tecnologia -> Fernando Anselmo. As diferenças não param por aí, pois um MC tem relações cruzadas entre as ideias sem formar um conjunto, no MM as ideias se formam em blocos e estes são ligados apenas a ideia central.

Vejamos agora as imagens, este é um MC:

E este é um MM:
Observamos também que o formato de um MM é da raiz para as pontas, no MC não possui essa ideia de centralização da informação e suas raízes se espalham em todas as direções. No MC também não existe uma estrutura hierárquica de informação. Dizemos também que no MC todas as informações possuem o mesmo peso não existindo uma estrutura hierárquica, no MM existe a forma controlada com se fosse título principal, secundário, terciário e assim sucessivamente.

Como disse no começo, ambos são experiências excelentes para colher informações advindas de reuniões de Brainstorm (só por isso já valeria a pena conhecê-los), e partem de um conceito inicial, isto é, uma ideia geradora da informação que pode-se expandir. Agora qual escolher depende da sua necessidade.

Existem vários softwares para a produção desses mapas, recomendo e utilizo o CMAP para o MC e o XMind para o MM (que serve também para Análise de SWOT, diagrama de Causa e Efeito, fluxograma e vários outros tipos).

Obrigado e até a próxima
Fernando anselmo

Um comentário:

  1. Olá Anselmo, muito bom este artigo. Não fazia ideia o quão útil é este mapa conceitual. Se parece um pouco com banco de dados em rede =D
    Parabéns.
    Edilberto

    ResponderExcluir