sábado, 7 de junho de 2014

Empregabilidade - Quantos sistemas operacionais você conhece?

O blog How to geek publicou um interessante artigo sobre os 10 sistemas operacionais que podem ser utilizados em qualquer PC (não são 8 distros de Linux, Windows e Mac), provavelmente você nunca ouviu (ou utilizou) a maioria deles. O autor deste artigo é Chris Hoffman e apenas o traduzi para o português (acesse aqui o texto em inglês), então pegue sua Virtual Machine e teste os que mais lhe agradarem...


Linux, FreeBSD, e outros
Nenhuma lista de sistemas operacionais alternativos para o PC poderia estar completa sem o Linux. É o sistema operacional alternativo PC. Linux vem em muitos sabores diferentes, conhecidas como distribuições (N.T. abreviadas para distros) Linux. Ubuntu e Mint são alguns dos mais populares. Se quiser instalar um sistema operacional não-Windows em seu PC e realmente usá-lo, você provavelmente deverá escolher um Linux. Linux é um sistema operacional Unix-like, e há outros sistemas operacionais de código aberto como o FreeBSD lá fora. FreeBSD utiliza um kernel diferente, mas usa muito do mesmo software que é encontrado em uma distribuição típica. A experiência em usar o FreeBSD em um PC desktop será bastante similar.

Chrome OS
Construído sobre o kernel do Linux, mas substitui o desktop e o software na camada de interação com o usuário através de um ambiente de trabalho especializado que só pode executar o navegador Chrome e aplicativos Chrome. Chrome OS não é realmente um sistema operacional de PC de uso geral - em vez disso, é projetado para ser pré-instalado em laptops especializados, conhecidas como Chromebooks (N.T. a um preço de U$ 249,00). No entanto, existem maneiras de instalar o Chrome OS no PC.

SteamOS
SteamOS da Valve ainda está em versão beta. Tecnicamente, é apenas mais uma distribuição Linux e inclui a maior parte do software padrão do Linux. No entanto, SteamOS está sendo posicionado como um novo sistema operacional de jogos no PC. O velho desktop Linux está lá embaixo, mas a inicialização do computador a uma interface Steam foi projetada para as salas de estar. Em 2015, seremos capazes de comprar PCs que vêm com SteamOS pré-instalados, conhecidas como Steam Machines (N.T. Algo como, máquinas a vapor). A Valve deve apoiar instalando SteamOS em qualquer PC que você utiliza - não apenas em qualquer lugar perto de ser completo.

Android
Também se utiliza do kernel do Linux, mas praticamente tudo o mais sobre o Android é muito diferente das distribuições típicas de Linux. Originalmente foi projetado para os smartphones, agora é possível obter laptops com Android e até mesmo desktops. Não é de se surpreender que existe uma variedade de projetos para executar Android em PCs tradicionais - A Intel ainda desenvolve a sua própria porta do Android para o hardware do PC. Não é um sistema operacional ideal para o PC - ainda não permite a utilização de vários aplicativos ao mesmo tempo - mas é possível instalá-lo se realmente deseja isso.

Mac OS X
Da Apple, e já vem pré-instalado em Macs, mas os Macs são agora apenas um outro tipo de PC com o mesmo hardware padrão dentro. A única coisa que pode impedí-lo de instalar o Mac OS X em um PC típico é contrato de licença da Apple e a maneira como eles limitam o uso do seu software. Mac OS X pode funcionar muito bem em PCs típicos ao se contornar todas estas restrições. Há uma próspera comunidade de pessoas construindo PCs que rodam o Mac OS X - conhecido como hackintoshes - lá fora.

Haiku
BeOS foi um sistema operacional PC leve portado para a plataforma x86 da Intel em 1998, mas não foi capaz de competir com o Windows da Microsoft. Be Inc. processou a Microsoft eventualmente, acusando-os de pressionar Hitachi e Compaq para não liberar hardware BeOS. A briga com a Microsoft foi resolvida fora dos tribunais, com o pagamento de US$ 23,500,000 para Be Inc., sem admitir qualquer culpa. Be Inc. acabou sendo adquirida pela Palm Inc. E o Haiku tornou-se uma reimplementação de código aberto do BeOS que está atualmente em versão alpha. É um instantâneo do que poderia ter sido se a Microsoft não tivesse usado tais práticas de negócios implacáveis ​​na década de 90.

eComStation
OS/2 foi um sistema operacional originalmente criado por Microsoft e IBM. IBM continuou o desenvolvimento depois que a Microsoft deixou e o OS/2 competiu com o MS-DOS e as versões iniciais do Windows. A Microsoft acabou vencendo, mas ainda há caixas eletrônicos antigos, PCs e outros sistemas usando OS/2. A IBM comercializou este sistema operacional com o nome de OS/2 Warp, assim é possível que você o conheça por esse nome. IBM já não desenvolve OS/2, mas uma empresa chamada Serenity Systems tem os direitos de continuar a distribuí-lo. Chamaram seu sistema operacional eComStation. É baseado em IBM OS/2 e acrescenta outras aplicações, drivers e outras melhorias. Este é o único sistema operacional pago nesta lista, além de Mac OS X. É possível fazer download de um CD demo gratuita para verificar seu funcionamento.

ReactOS
Livre e uma reimplementação open-source da arquitetura do Windows NT. Em outras palavras, é uma tentativa de reimplementar o Windows como um sistema operacional de código aberto que é compatível com todos os aplicativos e drivers do Windows. ReactOS compartilha alguns códigos com o projeto Wine, que permite rodar aplicações Windows no Linux ou Mac OS X. Não é baseado em Linux - pois quer ser um sistema operacional de código aberto construído apenas como o Windows NT. (Versões do Modern Consumer do Windows ter sido construídas no Windows NT desde o Windows XP) Este sistema operacional ainda é considerado alfa. Seu objetivo atual é tornar-se compatível com o Windows Server 2003, então existe um longo caminho a percorrer.

Syllable
Sistema operacional open-source bifurcada do AtheOS, que foi originalmente destinado a ser um clone do AmigaOS. É um sistema operacional leve "na tradição do Amiga e BeOS, mas construído com muitas partes do projeto GNU e Linux". Como alguns dos outros sistemas operacionais menores aqui, ele tem apenas um punhado de desenvolvedores.

SkyOS
Ao contrário de muitos outros sistemas operacionais amadores aqui, o SkyOS é proprietário e não open-source. Originalmente deveria-se pagar para ter acesso, sendo possível usar somente as versões de desenvolvimento do SkyOS em seu próprio PC. O desenvolvimento em SkyOS foi terminado em 2009, mas a última versão beta foi disponibilizada para download gratuito em 2013.

Recomendo que você acesse o texto original pois possui a imagem desses 10 sistemas operacionais, e na última linha está escrito: "Também é possível instalar o FreeDOS - uma versão de código aberto do DOS - para reviver os velhos anos DOS.

Obrigado e até a próxima,
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário