sábado, 27 de dezembro de 2014

Presente - Final de Ano - Integrar a Agenda do Google com o Thunderbird

Já está virando uma tradição todo final de ano colocar uma postagem em forma de presente e neste final de 2014 não poderia ser diferente e resolvi dar uma Agenda, na verdade uma integração de Agendas. Quando migrei para o Ubuntu usar meu gerenciador de e-mails foi muito tranquilo pois já utilizava o Thunderbird (nunca fui muito fã do Outlook). E uma das coisas mais bacanas deste programa é a possibilidade de integração com a Agenda Google.

O Thunderbird pode ser facilmente encontrado na Central de Programas (ou mesmo em versões para Windows), a grande vantagem deste programa é a união de várias caixas postais e muitas extensões disponíveis. Uma vez instalado, acesse o menu principal e selecione as opções Ferramentas | Complementos e procure por duas extensões: Provider for Google Calendar 1.0.3  (ou versão superior) e o Lightning 3.3.1 (ou versão superior).


Uma vez instaladas e após o reinício do Thunderbird, do lado direito aparece a tela de eventos do seu calendário. Visualize-a integralmente pressionando Ctrl + Shift + C. Para adicionar o Calendário do Google acesse o menu principal e selecione Novo | Calendário. Marque a opção Na Rede e pressione o botão Avançar. Selecione o formato Google Calendar e pressione o botão Avançar. Digite seu e-mail de acesso e pressione o botão Avançar. Será solicitado sua senha e uma vez confirmada os seus calendários disponíveis, marque os que tiver interesse e seus dados serão sincronizados.

Pronto diretamente do seu e-mail é possível acessar sua Agenda do Google, observe que existe também a possibilidade de integrar outras agendas então, não deixe de manter sua vida organizada neste ano que se inicia.

Feliz 2015 e até a próxima
Fernando Anselmo

Um comentário: