sábado, 29 de agosto de 2015

Divertimento - Karaokê no Computador

"No princípio existia o MIDI...", então os Japoneses para se divertirem criaram o Karaokê, traduzido para cante afinado ou desafinado mas anime (não é o quadrinho) a galera. Pois bem, alguém resolveu pegar um MIDI e juntar a letra da música e surgiu o "Karaokê de Computador".

Antes de continuarmos deixe-me esclarecer algumas perguntas que devem estar povoando a sua mente, MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é a forma como instrumentos eletrônicos (tais como, teclados, sintetizadores, placas de som, etc.) se comunicam entre si. MIDI também é utilizado quando um computador comunica e controla um instrumento musical eletrônico. Para o nosso interesse MIDI é um som gravado de um teclado no computador. MIDI Karaoke é um arquivo que usa os leitores de arquivos em formato KAR ou ST3. Estes softwares ao tocar estes arquivos tocam a música do midi sincronizada com sua letra no monitor do computador. Obviamente que alguma santa alma teve o trabalho de realizar essa sincronização e criação do arquivo.


O que devo possuir no Computador?


Existem vários programas que executam arquivos de MIDI Karaokê. Para o Ubuntu utilizo o KMid.

KMid 2.4.0 versão 32 bits
KMid 2.4.0 versão 64 bits

Para executar um arquivo de Karaokê é necessário além do software adequado uma placa de som com dispositivo capaz de executar informações MIDI. Então verifique se seu Sistema Operacional está habilitado para tocar este tipo de arquivo. Se seu Ubuntu não estiver habilitado, não se desespere, instale primeiro um aplicativo chamado Sequenciador MIDI TiMidity++ que se encontra disponível na loja. Ou seja, instale primeiro o TiMidity e depois instale o KMid que funcionará sem o menor problema. Continua sem som? Outros problemas podem ser resolvidos instalando o ALSA, com o seguinte comando:
$ sudo  apt­get install  alsa­base.
Porém podem acontecer incompatibilidades com o som padrão chamado PulseAudio, para desinstalá-lo use o comando:
$ sudo apt­get purge pulseaudio.
Para testar se tudo está funcionando sem problemas utilize o comando:
$ speaker­test.

Quais são os tipos de Arquivos MIDI Karaokê?


Formato KAR

São os arquivos de karaokê mais comuns de se encontrar. Possuem extensão KAR. São as simples junções de um arquivo MIDI com a letra da música (KMid só funciona com este tipo de arquivo).

Formato ST3

Arquivos com extensão ST3, são arquivos de Karaokê produzidos pelo STAR3. Tais arquivos são visualizados em softwares como o RealOrchê (na minha opinião o melhor software para qualquer tipo de arquivo), com a adição de imagens, que são mostradas enquanto é exibida a letra das músicas. É interessante saber que arquivos de formato KAR podem ser convertidos em arquivos de formato ST3, porém a operação inversa não é possível.

SushiOkêNigth


Sushi iguaria feita de arroz temperado com vinagre recheado com frutos do mar, frutas ou legumes típico da culinária japonesa, Karaokê fundo musical aonde uma ou mais pessoas cantam acompanhando e Nigth noite em inglês mas popularmente conhecido pela galera como uma noite de festa ou de agito, juntando tudo, forma-se a SushiOkêNigth aonde amigos se reúnem para passar uma noite bem divertida e animada.

Antes de começar esse agito, precisamos organizar algumas coisas:
  • Alguém que gentilmente ceda a casa e tenha vizinhos que não se importem com os propensos cantores e nem tenham a tentação de ligar para o 190 ou 911 (respectivamente telefones da Polícia e do Hospício Municipal).
  • Alguém que dê o tom de animador da festa, um "Silvio Santos" para coordenar os cantores que se revezarão com os propensos a cantores, pode-se dizer que assim fica um minuto de paz e um minuto para ir lá fora buscar uma cervejinha, funciona mais ou menos como os comerciais dos filmes.
  • Caixa amplificadora para ligar ao computador, as caixinhas próprias do computador vão acabar estourando.
  • Microfones. Melhor mesmo é um para poder ver alguém cantando e outros (que foi lá só para fazer companhia mesmo) ficar na coreografia da música.
  • Uma boa quantidade de bebida e comida que será rateada entre os participantes, não precisa necessariamente ser Sushi, principalmente se seus amigos não gostam, pode-se muito bem fazer um ArrozCarreteirOkêNigth ou um ChurrascOkêNight (Devido a experiências não aconselho a fazer uma BuchadOkêNight nem uma FeijoadOkêNigth a menos que na casa tenha de 8 a 10 banheiros, preferencialmente fora da casa).
  • Um monte, mas uma grande quantidade de músicas, preferencialmente de todos os estilos possíveis e conhecidos, estas podem ser obtidas no KBoing.
Por trás de tudo isso vem o ingrediente principal: Se divertir. Karaokê não deve ser algo profissional, evite críticas para não assustar as pessoas que não cantam muito bem pois serão o ponto alto da noite, Karaokê existe para que as pessoas se divirtam e baixem o nível de stress.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário