terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Desktop Publishing - Cartão de Páscoa com o LaTeX

Se na sua vida nunca fez um trabalho de faculdade então provavelmente para você a palavra LaTeX deve está associada com borracha (ou talvez fez mas usou o Word, OpenOffice ou outro). Pois bem, LaTeX é um sistema de criação de documentos de alta qualidade tipográfica, por esse mesmo motivo é utilizado em faculdades para realização de trabalhos ligados a Pós graduação, Mestrado e Doutorado.


É também utilizado para produção de artigos técnicos ou científicos, porém é possível utilizá-lo para qualquer tipo de publicação. É exatamente isso que pretendo mostrar aqui. Devemos entender que LaTeX não é um editor, é apenas e definição das macros para o programa de diagramação de textos (assim como HTML5 ou XML).

No Ubuntu, escolhi como editor o Kile por ser muito visual, possuir auto complete do código e bem fácil de aprender. Não se preocupe pois existe versão para todos os ambientes (e isso inclui Windows, Mac e BSD).

Para instalar no Ubuntu, execute o seguinte comando em uma janela de terminal:
sudo apt-get install kile
Pronto como a Páscoa está chegando vamos criar um Cartão de Páscoa. Chame o kile e crie um novo projeto. Para nosso exemplo, use uma template vazia. Na página em branco digite a seguinte codificação:
\documentclass[a4paper,10pt]{article}

\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage{gcard} % chama o pacote para criar o cartão
\usepackage{calligra} % adiciona a fonte calligra
\usepackage[T1]{fontenc} 
\usepackage{graphicx} % adiciona o pacote para a imagem
\usepackage{color} % adiciona a cor para a fonte

\begin{document}
  \begin{frontcover}
    \begin{center}
      \includegraphics[width=0.8\textwidth,natwidth=610,natheight=642]{pascoa.jpg}
      \newline
      \newline
      {\LARGE \color{red} % muda a cor da fonte
      {\calligra Que eu possa continuar a ter uma amizade tão especial quanto a sua...}}
    \end{center}
  \end{frontcover}

  \begin{insideleft}
  \end{insideleft}

  \begin{insideright}
    \section*{Que a alegria}
    da Páscoa invada o seu coração e o daqueles a quem ama, 
    irradiando luz para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, 
    enchendo-o de AMOR, SAÚDE e PAZ. \\
    {\LARGE \color{red}\\ % muda a cor da fonte
    {\calligra Feliz Páscoa!}}
  \end{insideright}
\end{document}
Calma que não existe nada do outro mundo aqui, apenas a sintaxe pode ser desconhecida, mas aos poucos iremos compreender como é simples. O primeiro comando define o tipo de documento que estamos escrevendo. Os comandos usepackage informam ao LaTex quais são os pacotes necessários. Tudo inicia realmente no begin{document} no qual são criadas três partes: frontcover, insideleft e insideright. Na primeira é exibida uma imagem e um texto em fonte Calligra. A segunda está vazia. A terceira uma mensagem.

Agora precisamos de mais os seguintes passos. Salve este arquivo com a extensão .tex, na barra de botões clique no botão LaTeX para gerar o arquivo .dvi e no botão DVItoPDF para gerar o arquivo .pdf. E o resultado, ao abrir o arquivo PDF, será este:


E agora basta imprimir em um papel de qualidade e entregá-lo aos seus amigos e familiares. Uma observação é necessária, na mesma pasta que salvar seu arquivo insira uma imagem para seu cartão (que no código usamos pascoa.jpg) e o arquivo (extensão mf) contendo a fonte Calligra (pode ser baixado aqui).

O LaTex pode ser utilizado para dar uma qualidade profissional tanto para seus trabalhos escolares como para outras atividades de diagramação. Então aproveite e conheça o que esse poderoso sistema pode fazer por você.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário