Então tive que correr atrás e localizar um jeito de fazer cada um dos meus novos bebês funcionar e pretendo compartilhar aqui como consegui com cada um deles (incluindo todo o código do Arduíno).
01. Módulo Joystick
O primeiro da lista é o KY-023 XY-axis joystick module, ou seja, um joystick com 2 eixos e 1 botão. Este é um modelo analógico que pode ser usado para controlar qualquer coisa que se mova como um carrinho ou um robô articulado. O joystick é uma combinação de 2 potenciômetros analógicos e um interruptor digital.Sua conexão com o Arduíno conta com 5 entradas:
- GND - Esse é o fio negativo
- +5V - Fonte de alimentação até 5 volts
- URx - Pino analógico para o eixo X (ligamos no pino A0)
- URy - Pino analógico para o eixo Y (ligamos no pino A1)
- SW - Switch, quando se presiona o botão (ligamos no pino 2)
const int URx = 0; const int URy = 1; const int pres = 2; void setup() { pinMode(pres, INPUT); digitalWrite(pres, HIGH); Serial.begin(9600); } void loop() { Serial.print("Pressionado: "); Serial.print(digitalRead(pres)); Serial.print("\n"); Serial.print("Eixo X: "); Serial.print(analogRead(URx)); Serial.print("\n"); Serial.print("Eixo Y: "); Serial.println(analogRead(URy)); Serial.print("\n\n"); delay(500); }
JoySticks analógicos basicamente são potenciômetros, portanto retornam os valores que podem ser visualizados na janela do Serial Monitor (Ctrl+M). Os valores de X e Y vão de 0 a 1.023 (sendo o meio 503) e o pino Switch trará 1 ou 0 (quando pressionado).
Ao clicar no monitor serial, veremos os valores. Ao mover o JoyStick ou pressiná-lo, verá os valores sendo alterados.
Obrigado e até o próximo sensor
Fernando Anselmo
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