sábado, 13 de novembro de 2010

Informática - Virtualização - Parte 1

Aprender a utilizar um novo Sistema Operacional é considerado um processo muitas vezes complicado, a solução de criar partições com para hospedar o outro Sistema Operacional sempre foi meio problemático, em seguida, com a melhora da capacidade dos Pen Drive, tínhamos um método seguro (para o sistema original não para o hospedeiro), por fim a utilização através dos CDs botáveis, quem nunca utilizou no Brasil o Kurumin, entretanto existe o problema de não se modificar nada.


Virtualização é a menina loira, bonita e de olhos azuis que renasceu das cinzas (como uma bela Fênix) e fez brilhar os olhos dos executivos de TI das grandes empresas, liderando o ranking das tecnologias, divulgado pelo Garther Consunlting. Um dos grandes responsáveis pela melhora na utilização da virtualização foi o barateamento do custo das unidades de armazenamento, hoje, é possível comprar um HD Externo de 1 TB por menos de R$ 300,00.

Virtualização consiste basicamente em emular Sistemas Operacionais, ou seja, podemos rodar no nosso Windows uma distro do Linux ou uma versão do MacOs, Solaris, ou qualquer outro SO. Deste modo, podemos testar a instalação, total utilização de um sistema, bem como o uso de seus softwares. Uma vantagem é que também podemos configurar todo o SO independentemente e compartilhando fisicamente o mesmo hardware. Além disso, o processador com tecnologia de virtualização possui instruções para controlar a virtualização. Com essas instruções, o software de controle, também chamado VMM (Virtual Machine Monitor), pode ser mais simples, o que resulta em um melhor desempenho se comparado a soluções baseadas apenas em software. São classificados em 2 tipos:

Tipo 1: VMM é implementado diretamente sobre o hardware físico subjacente. Xen e VMware ESX Server são exemplos deste tipo de máquinas virtuais.

Tipo 2: VMM é implementado completamente sobre o sistema operacional host. Exemplos deste tipo de máquinas virtuais são o VMware Server e o VirtualPC.

As ferramentas para esse tipo de trabalho são diversas e como modelo de aprendizado, iremos utilizar o VirtualBox (download pode ser obtido gratuitamente no site http://www.virtualbox.org/) que é um software de virtualização Tipo 2, e propõe a criação de ambientes para instalação de sistemas distintos. Desta forma podemos tornar melhor o nosso aprendizado de um novo Sistema Operacional.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário