segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Informática - Não pedi e não vou ter

Porque será que algumas empresas (principalmente as instituições bancárias) acham que você é um extremo idiota no que se relaciona a Matemática Financeira, Contabilidade e Informática. Tudo bem, concordo que a grande maioria não tem a menor idéia como fazer conversões de taxas baseadas em Juros Compostos ou um razonete, mas obrigar que você tenha um programa na sua máquina simplesmente porque ele irá te proteger melhor do que seu anti-vírus já chega a ser um abuso.

Ultimamente o meu Windows XP vinha se comportando de modo estranho (muitas coisas na minha casa seguem esse padrão, principalmente quando é fim de mês), a questão é que consumia 50% de CPU sem nenhum processo rodando, a Internet não estava lenta estava parada (me senti de volta a conexão discada), inclusive quero deixar registrado aqui minhas desculpas a GVT pois achava que eles eram os culpados e tudo indicava que meu Dual Core se transformava em um TK 85. Como sou um cara de informática, fui atrás do problema. Muitos softwares de otimização e nada, cheguei a arrumar a register do Windows na mão e nada, até que topei com um software chamado "Process Explorer" que me mostrou o grande vilão: GBuster (http://www.gastecnologia.com.br/site/pt/PaS.aspx?PaSId=1). Isso não é um vírus é um programa de "blindagem" que os bancos utilizam para o acesso ao Internet Banking, o problema é que não acesso a Internet Banking e como todo bom cara de informática somente realizo minhas transações bancárias na "boca do caixa". Agora começa um capítulo triste da história: A remoção desse programa.

Após um monte de tentativas frustadas de tentar retirar o processo e o software (ele não aparece no Uninstaller do Windows) e mais um monte de boots na máquina. Descobri finalmente como removê-lo e parece coisa de piada. ATENÇÃO: NÃO GARANTO NADA e recomendo fortemente que você faça um BACKUP dos seus dados.
  1. Usando um CD Live com UBUNTU 10.04 acessar a pasta (normamente em "Arquivos de Programas") onde está o gbplugin.
  2. Matar a pasta. Obs. Não confie em programas PRONTOS que removem esse software pois muitos deles vem de brinde um Trojan que é inserido na sua máquina.
Esses passos só devem ser executados quando você sabe muito bem o que está fazendo e não deseja ter esse programa de proteção e nem acessa o Internet Banking. Finalmente, ao dar um boot meu Windows, que demorou uma eternirdade para entrar, pude usar meus programas limpadores da "Register" para terminar a faxina na minha máquina que voltou ao seu estado normal.

Obtenha mais informações, antes de qualquer decisão, pesquise no Google sobre o "GBuster" e você verá que são muitas as opniões tanto favoráveis como contra ele, pessoalmente, só gostaria de poder optar se quero ou não tê-lo na minha máquina.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário