Vejamos a níveis práticos de um projeto, a primeira coisa é simplesmente desenvolver certo? Errado o primeiro detalhe a se pensar é fazer um eficiente Planejamento. Planejamentos são como caixa pretas que contém vários passos que somente um super gênio gerente super-ultra-caro consegue realizar? Errado novamente, Planejamento deve ser lido e compreendido por todos que possuem algo a ver com o projeto sejam Steakholders ou o Programador, a compreensão deve ser geral.
Quem deve cuidar da execução do projeto, é o Analista Responsável certo? Errado mais uma vez, quem cuida da execução de um projeto é o "Gerente de Projetos", mas na minha empresa não é assim e o gerente (escrito com letras minúsculas de propósito) apenas senta e verifica se todos bateram o ponto. Acredito que se um gerente desses fosse substituído por um manequim a empresa lucraria bem mais. A função de um Gerente de Projetos é:
1ª) Junto com os Analistas de Requisitos e Analistas de Sistemas planejar o projeto;
2ª) Definir a equipe que executará o projeto;
3ª) Definir marcos de execução do projeto (datas de realizações e entregas);
4ª) Acompanhar para que tudo esteja correndo bem;
5ª) Servir de canal de comunicação entre os Analistas de Requisitos e os Analistas de Sistemas.
Além de algumas outras funções, mas, as listadas acima são primordiais, o Profissional de RH é o responsável por verificar se todos estão batendo o ponto corretamente, bem como salário, contratação e outros problemas administrativos.
Bem, já estava com as minhas dicas para iniciar e agora era simplesmente executar e acompanhar minha dieta. O Planejamento era simples e bem fácil de entender:
- Preocupar-se em perder um total de 3 Kg ao mês, a visão era ao final de Janeiro estar com 90 Kg e não no final do ano com 60 Kg. Sempre foque seu objetivo em prazos curtos e acompanháveis.
- Ao invés de pegar o carro para realizar qualquer atividade ir preferencialmente a pé. Existem vários meios de se chegar a um destino, abra suas visões.
- Diminuir o açúcar o máximo possível (café, doces, sorvetes, refrigerantes), utilizando seus substitutos (adoçantes, diets e lights). Muitas vezes substituições são inevitáveis, procure sempre fazê-las ao invés de se prender.
- Não cometer excessos, e tentar ser mais regulado (tirar a gordura da carne, preferência aos grelhados, não tomar sucos ou refrigerantes durante as refeições para não atrapalhar a digestão). Evitar os erros do passado (observar as Lições Aprendidas).
- Tentar comer em intervalos regulares. É sempre melhor, realizar um pouco por vez que tudo de uma vez só.
Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo
0 comentários:
Postar um comentário