terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tablet - A Novela (3) - O Teclado

Bem, nos capítulos anteriores contei como comprei meu tablet IBAK de 7" e como eu quase o perdi fazendo uma tremenda burrada neste capítulo, veremos o que vem a ser e como utilizar um Teclado Externo USB no Tablet. A nova geração vai provavelmente se acostumar com o teclado virtual que aparece no Android, só que sou de uma geração que ainda precisa sentir o contato com as teclas, então juntamente com meu Tablet veio uma capa protetora com um teclado.


O problema que não existe maneira de configurar esse teclado para a acentuação em português e ele é padrão americano (nem o ç tem), então toda vez que queria a acentuação tinha que usar o teclado virtual do Android, no qual basta você segurar a tecla "A", por exemplo, para aparecer um conjunto de "As" acentuados. Só que é meio desconfortável quando você deseja digitar um texto em ter que alternar entre o teclado real e o virtual.

Então, depois de algumas pesquisas e várias tentativas descobri alguns recursos sobre esse teclado. Primeiro que as teclas de função F1 a F12 são totalmente configuráveis no Android e você pode utilizá-las para chamar qualquer aplicativo, para isso basta ir em "Configurações | Aplicativo | Início Rápido". Outras teclas que também respondem ao toque rápido são: Zzzz que chama o Menu Principal, Esc que funciona como o botão de Retorno, FN+Home que chama a Tela Principal, FN+End que coloca o aparelho em StandBy e Shift Esquerda + Shift Direita que simula o Shift pressionado além de outras combinações bem estranhas. Pois foi exatamente com a combinação dessas duas últimas que descobri finalmente como conseguir os acentos.

Vejamos então as combinações para conseguir os acentos:

Alt + Shift Esq + Shift Dir + e = Acento Agudo
Alt + Shift Esq + Shift Dir + q = Crase
Alt + Shift Esq + Shift Dir + i = Acento circunflexo
Alt + Shift Esq + Shift Dir + u = Trema
Alt + Shift Esq + Shift Dir + c = ç
Alt + Shift Esq + Shift Dir + n = til

Produza então o acento desejado e em seguida a letra que você quer acentuar. A única letra que até o momento não consegui foi a Ç maiúscula, mas como também não sei de nenhuma palavra na língua portuguesa que se inicie com essa letra deixei quieto.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

20 comentários:

  1. Olá! Esse post foi muito útil! Me ajudou e muito! Obg!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Grato. detalhe basta usar um shift... não precisa ser os dois.

    ResponderExcluir
  3. fernando, tenho um teclado igual ao da foto acima, só que ele é usb e nao deu no meu samsung, tentei usar um adaptar mas nao funcionou. vc tem alguma dica. obrigado

    ResponderExcluir
  4. comprei um teclado mas nao funciona.temque fazer alguma alteracao? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem que desmarcar o teclado e usb... tem um video no youtube ensinando.

      Excluir
  5. Legal, no meu teclado externo eu tinha conseguido a maior parte dos acentos com alte esq. + e , depois e de novo dava o acento agudo.
    No entanto ainda não tinha conseguido o til e o circunflexo.
    Você me ajudou bastante.
    Agora possa acentuar minhas mensagens.
    Valeu mesmo, obrigado e parabéns.
    Lelo

    ResponderExcluir
  6. Como o colega acima falou também consegui usando apenas o alt-esquerdo + algumas teclas:

    alt+e ´
    alt+i ^
    alt+n ~
    alt+u ¨

    Obs: sempre utilizar o alt esquerdo. E aqui comigo funcionou usando um teclado usb abnt2 plugado.

    Vlw galera!

    ResponderExcluir
  7. estou com dificuldade para colocar os acentos. o acento aparece na tela antes de teclar a letra em que ele deveria aparecer
    Alguem sabe como me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. voce salvou minha vida. xD

    ResponderExcluir
  9. Olá, veja se pode me ajudar, comprei para minha filha um tablet igual ao da foto e até agora não consegui fazer funcionar o teclado. Tenho que configurar alguma coisa ou algum lugar. Conecto através do adaptador USB que vem nele, porém não reconhece.
    Agradecido, aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Você não sabe como isso me ajudou...
    Mas no meu o alt + shift esq + shift dir + c = Ç
    Muitíssimo abrigada!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post!!!! Valeu... mas, só para constar.. o c ceilha maiúsculo é só teclar: Alt + Shift + C !!! T4m que pressionar os tres para entrar a cedilha!!! :)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog! Eu comprei meu tablet hoje com essa capa da foto e estava apanhando aqui para acentuar. Vou colar esta colinha das teclas na capa do meu tablet. Valeu mesmo pelas dicas valiosíssimas!!! :)

    ResponderExcluir
  13. Levei o o link do seu blog para o facebook! OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! No meu teclado nao consigo acentuar acima da letra, mas apenas posterior a ela. Poderia me orientar? Grata!
    Gloria Teruya

    ResponderExcluir
  15. Gostei foi que achei de mais interessante sobre o assunto na rede, mas faltou o acento agudo na letra a, rsrsrsrs

    ResponderExcluir