domingo, 3 de agosto de 2014

Linux - Qual é a sua família?

Para entrar no mundo Linux primeiro é necessário escolher uma família, a minha é a Debian, mas quais são as outras disponíveis? E o que significa cada uma delas? Com a ajuda do material da Linux Foundation vou tentar explicar e ajudá-lo a entender como é esse mundo.


De pronto observamos que todas as distros do Linux vem de um Kernel único, e isso é muito bom pois o que muda é apenas a forma como o usuário final enxerga sua máquina e pode configurá-la ao seu jeito.

Família Debian

Debian serve de base para várias outras distribuições, incluindo Ubuntu, que serve de base para Linux Mint e outros (Edubuntu por exemplo). É comumente utilizada tanto em servidores e desktops. Debian é um projeto de código aberto puro e se concentra em um aspecto fundamental, estabilidade. Também fornece o maior e mais completo repositório de softwares para seus usuários. Esta família usa o gerenciador de pacotes apt-get baseado em DPKG para instalar, atualizar e remover pacotes no sistema.

Família Fedora

Fedora forma a base para Red Hat Enterprise Linux (RHEL), CentOS, Scientific Linux e Oracle Linux. Essa família contém significativamente mais software do que a versão empresarial da Red Hat. Uma razão para isso é que uma comunidade diversificada está envolvida na construção do Fedora; e não apenas uma empresa. Normalmente o CentOS é usado para atividades como demonstrações e laboratórios, pois está disponível sem nenhum custo para o usuário final e possui um ciclo de lançamento mais longo do que o Fedora (que lança uma nova versão a cada seis meses ou mais), sendo bem mais estável. Já o RHEL é a distribuição mais popular em ambientes corporativos. Esta família usa o gerenciador de pacotes yum baseado em RPM para instalar, atualizar e remover pacotes no sistema

Família SUSE

A relação entre o SUSE, o SUSE Linux Enterprise Server (SLES), e OpenSUSE é semelhante à descrita entre Fedora, Red Hat Enterprise Linux e CentOS. OpenSUSE é a distribuição de referência para esta famíliapara os usuários finais, sem nenhum custo. Os dois produtos são extremamente semelhantes, e qualquer material deste pode normalmente ser aplicada ao SLES sem nenhum problema. Esta família usa o gerenciador de pacotes zypper baseado em RPM para instalar, atualizar e remover pacotes no sistema. Também inclui o aplicativo YaST (outra ferramenta do Sistema) para fins de administração.

Como minha distro é a Ubuntu (Atenção: Ubuntu é uma marca registrada da Canonical Ltd.) vamos a mais alguns detalhes sobre ela, esta distribuição tem como objetivo proporcionar uma boa experiência entre a estabilidade a longo prazo e a facilidade de uso. Recebe a maior parte de seus pacotes da parte estável do Debian, mas também tem acesso a um repositório de software muito grande. Usa a interface gráfica Unity, é baseada no GNOME e difere um pouco visualmente a partir da interface no padrão Debian, bem como outras distribuições.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário