domingo, 11 de setembro de 2016

DIY - Cardboard a custo R$ 0,00

Estava tranquilamente passeando em um Shopping de Brasília e resolvi entrar na loja da Samsung para ver algumas novidades tecnológicas. O vendedor me mostrou o Óculos VR e tomei um verdadeiro choque ao constatar o preço. Fiquei pensando sobre o projeto orignal chamado CardBoard, da Google.
Para quem não conhece a palavra "Cardboard" pode ser traduzida para "Papelão", isso mesmo é um óculos para imersão 3D totalmente feito com papelão e o custo deveria beirar a ZERO. Só que existem 2 custos na sua confecção: as lentes e os imãs. Porém ao ver o seguinte vídeo:


Fiquei pensando se não seria possível criá-lo realmente a custo ZERO. Os imãs poderia tirar de uma caixa de som velha. então meu maior problema realmente seriam as lentes, não sentia muita confiança nesse negócio de cortar uma garrafa PET mas corri atrás. Meu primeiro teste saiu assim:


Cometi 2 erros nessa lente, primeiro tentei colar com cola super-rápida (tipo Superbond) resultado que a lente ficou completamente embaçada - Tentei arrematar com cola quente. Segundo que deixei bolhas de ar. Mas como era apenas para teste até que funcionou bem, a lente original funciona como uma lente de aumento.


Agora já sabia o que fazer para construir as lentes. Esse outro vídeo pode lhe ajudar com algumas dicas bem importantes.


Acabei usando apenas cola quente para selar as lentes, 2 recomendações: primeiro uma pequena camada interna de cola e arremata com uma externa, segundo deixe um pequeno vão e coloque a água por último. De resto, foi apenas questão da trabalheira de cortar o papelão, pintar (pintar? resolvi pintar de preto para melhorar a imersão 3D), montar, baixar o aplicativo para cardboard e testar. Segue o óculos 3D a custo ZERO.


Funcionou muito bem, com 2 detalhes (sempre os malditos): as lentes devem ser manuseadas com o máximo de cuidado e os imãs deve ser pelo menos um superimã.

2 dicas finais (estou pensando em mudar o título dessa postagem):


Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário