Um exemplo simples é a definição da Orientação a Objetos criada por Kristen Nygaard quando concebeu a Linguagem Simula. Do Brasil surgiu o Visualg para edição e execução de algoritmos em uma linguagem próxima ao Português estruturado. Dos laboratórios do MIT surgiu o Scratch para ensinar como um programa funciona usando blocos. Com uma ideia similar surgiu o GreenFoot para ensinar a linguagem Java.
Nenhuma delas tem o apelo de um simpático robozinho conhecido por Karel. Não pretendo contar toda sua história pois já fiz isso neste documento. Aconteceu que Karel ficou defasada em relação a linguagem Java, chegando ao ponto de só poder rodar com a JSE 6. Resolvi então recriá-la e da-lhe uma nova chance. Só que para isso estabeleci 2 regras:
- O programa fonte de Karel deveria ser escrito totalmente em linguagem Java sem viciá-lo para determinada versão podendo ser compilado (com algumas mudanças simples) até para JSE versão 1.2.
- Karel deveria permanecer com todas as funcionalidades como modificar e criar novos mapas, aumentar ou diminuir suas ruas e avenidas, recolher ou deixar sinalizadores e principalmente continuar a ser simples.
No meu site criei uma página para distribuir essa nova versão que chamei de OpenKarel. Sendo que é possível encontrar todo o material disponível sobre Karel. E pretendo (a partir desta publicação) criar uma série de desafios (e resolvê-los) para ajudar a entender como funciona o mundo da Lógica de Programação.
O primeiro vídeo já está disponível no meu canal no YouTube e nele você aprenderá como instalar o OpenKarel no BlueJ que será o nosso editor de códigos Java para os desafios.
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo
0 comentários:
Postar um comentário