quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Vagrant - Gerencie Máquinas Virtuais no Windows

Mudei do Windows para o Linux por causa de um motivo tremendamente simples: Tudo que usava podia muito bem usar no Linux, então para que deveria ficar com o Windows? Porém existem pessoas que adoram o Windows, MS-Office, MS-SQL e todo M$ que puder encontrar (como existem pessoas que adoram coisas começadas com "i").

Estou publicando uma série de artigos sobre o Docker no qual aquelas pessoas que ainda estão neste sistema não pode aproveitar (a menos que possuia a versão 10 e com o bash). Pensando nessas pessoas resolvi publicar esse artigo sobre o Vagrant, que na minha opinião é a melhor opção em se tratando de Gestão de Virtualização de Ambientes.


Primeiro o Vagrant não gera máquinas virtuais como o VirtualBox, ao contrário, inclusive será necessário ter o VirtualBox para usar o Vagrant. Então para que serve isso? Em condições normais de virtualização de sistemas é necessário baixar o VirtualBox, ter uma ISO do sistema operacional que se deseja virtualizar e realizar um monte de configurações para ter algo aceitável. Vagrant elimina toda essa necessidade, ele baixará, gerenciará e organizará como usaremos o VirtualBox.

Vamos na prática, primeiro é necessário instalar três programas: Vagrant, Oracle VM VirtualBox e Git. Não se preocupe que como tudo no Windows é Next > Next > Next > Vendo minha Alma > Next > Confirma. Baidu instalado com sucesso (não se preocupe pois as chances disso acontecer são de apenas 50%).

Segundo passo, ir na seção de Variáveis de Ambiente e na variável PATH adicionar o seguinte caminho: C:\Program Files\Git\usr\bin.

Agora executar o comando CMD para abrir uma janela de comandos:

a. Criar uma pasta para abrigar o Vagrant:
C:\>mkdir proj
b. Acessar essa pasta:
C:\>cd proj
c. Iniciar o Vagrant:
C:\proj>vagrant init
d. Na pasta será criado um arquivo chamado VagrantFile, adicionar a este arquivo três pequenas mudanças (pode usar seu editor de códigos favorito):
config.vm.box = "ubuntu/xenial64"

config.vm.network "forwarded_port", guest: 8080, host: 8080

config.vm.provision "shell", inline: <<-SHELL 
  passwd -d -u ubuntu
  chage -d0 ubuntu
SHELL
Atenção. Existem seções respectivas para esses dados basta retirar os comentários e modificá-las.

A primeira baixa a imagem do Ubuntu 16.04 (Codinome Xenial Xerus), a segunda informa que será realizado um compartilhamento da porta 8080 entre os sistemas operacionais e por último que no primeiro acesso deve ser definida a senha para o novo sistema. Recomendo que depois olhe com calma esse arquivo pois é ele que controla a máquina disponível no VirtualBox, ou seja, usar o Vagrant é como usar o Apache basta entender como funciona o arquivo de configuração.

e. Obter a máquina virtual
C:\proj>vagrant up
f. Uma vez terminado, basta acessar:
C:\proj>vagrant ssh
Na primeira vez será definido a senha para acessar a máquina, defina-a e digite novamente o mesmo comando.

g. Digitar "exit" se deseja sair da máquina virtual e retornar ao Windows. Para pará-la completamente use o seguinte comando no Windows:
C:\proj>vagrant halt
h. Veja o status do Vagrant com:
C:\proj>vagrant status
Nessa máquina é possível instalar e usar o Docker utilizando todos os comando que já mostrei em publicações anteriores, observe que também associamos a porta 8080 assim será possível subir um site (com o Node.js ou outro servidor) e ver o resultado na máquina Windows.

Infelizmente para este tutorial não gravei nenhum vídeo pelo simples fato de ter abolido completamente o Windows do meu computador pessoal, mas no próximo retomaremos as gravações e agora mesmo com o Windows 7 não existe mais desculpa para não aprender a usar o Docker.

Sei que ficou curioso e está louco para usar o Vagrant com o Docker, mas como? Que tal começar pelo Jenkins? Acesse o blog do Giovanni Nunes e descubra como.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário