quarta-feira, 15 de março de 2017

DevOps - Resolvendo problemas em Python

Sabe aqueles termos da informática que os profissionais se enrolam completamente na hora de falar na prática? Um desses termos é DevOps, não estou brincando ninguém vai lhe dar uma resposta clara sobre o que é isso. Pessoalmente prefiro entendê-lo através da seguinte figura:


Resumidamente (e de um jeito bem simples) entenda essa palavra como "Resolver Problemas" juntando vários tipos de conhecimento. O desenvolvedor deve se valer de sua habilidade para isso, porém algumas resoluções envolvem várias áreas de conhecimento como Operação, Suporte e Desenvolvimento.

Amo Java, sou apaixonado pela linguagem e suas vertentes, porém devo confessar que tenho uma amante e essa é a linguagem Python. Java me sustenta, põe comida na minha mesa e me dá um lar para morar, porém é no colo de Python que me realizo como programador, pois é com essa linguagem que resolvo meus principais problemas. Não poderia fazer isso em Java? Claro que sim, mas é bem mais divertido fazê-los em Python.

Gosto de ouvir músicas e tenho uma boa coleção de MP3, porém sou tremendamente organizado e gosto de manter a "Tag" das músicas ordenadas, e muitas vezes mudo de ideia e gosto de mudá-las, fazer isso com 1 ou 10 é simples, agora tentar isso com mais de 3.000.

As vezes uso geradores de comunicação que traduzem para programas a ponte de interligação (como Axis e SOAP-UI) só que as classes geradas vem com diversas falhas principalmente erros de "Warnings" as vezes são 23.000 classes geradas tornando impossível alterar uma a uma.

Sou assinante de várias listas e algumas delas (como por exemplo a do curso de inglês) gosto de converter para HTML para acessá-la de qualquer lugar, porém o programa salva em uma extensão .EML e dá um trabalho infernal corrigir a informação.

Esses são apenas 3 problemas e desejo expor, não apenas esses, como resolvi com Python. Para isso estou preparando uma série de vídeos que a partir de cada sábado estarão disponíveis no meu canal do YouTube. Não espere um curso de Python ou qualquer coisa semelhante, simplesmente exporei o problema e construirei um programa para resolvê-lo (que de repente nem pode ser a melhor solução) e cabe a você usá-lo ou melhorá-lo.

Então fica combinado assim, lhe espero nesse sábado no meu canal do YouTube para brincarmos com a resolução de problemas com Python. E como não sou ciumento quem sabe essa linguagem não se torna sua amante também.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo




0 comentários:

Postar um comentário