Muita gente me perguntou, mas o computador tem som embutido, HDMI, além do mais é touchscreen e será que isso tudo vai funcionar com o Ubuntu? Sim vai, primeiro não teria porque não funcionar e segundo que mesmo que não funcionasse não queria mais saber de Windows.
Depois de muitas telas de configuração da Cortana finalmente já estava acessando a Internet através da Wifi, exigência mais do que idiota que achei foi ser obrigado a criar uma conta na Microsoft senão não conseguiria prosseguir. Baixei a imagem e gerei o PenDriver sem problemas (o Edge até que tava bem colaborativo, eu acho que ele pensou: "Enquanto ele não acessar o site do Chrome ou do Firefox para me trocar está tudo de boa", mal sabia ele das minhas intenções). Mais um boot no computador e agora apertando F12 para escolher a entrada pelo PenDrive e partia para a instalação do novo sistema, que levou exatos 15 minutos.
Gravei um vídeo para mostrar as novas funcionalidades em tempo real e para você possa sentir que não perdi absolutamente nada de todos os recursos que a máquina tinha a me oferecer:
- Java
- R Studio
- Kile - LaTex
- Gimp
- Octave
- Calibre
- Atom
- OpenShot Video e SimpleScreenRecorder
- Code::Blocks
- PyCharm
- Idea e Eclipse
Não estou querendo dizer que o Windows é ruim estou dizendo que como desenvolvedor sei que o espaço no computador é algo essencial, sei que um sistema operacional é o coração de tudo o que estou fazendo e sei que sinceramente prefiro o Ubuntu, mesmo que perca qualquer nova funcionalidade no meu Computador Ultra Moderno. Coisa que não aconteceu.
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo
0 comentários:
Postar um comentário