terça-feira, 27 de março de 2012

Conhecer - Wikicells

Não se trata de nada relacionado a "Wikipédia" ou a qualquer rede social colaborativa. Vamos começar com seu inventor Prof. David A. Edwards, da Universidade de Harvard que já realizou descobertas intessantes como o chocolate e a cafeína inalável e a vacina "em Spray" para a tuberculose. Sua mais recente invenção são as WikiCells que é uma nova tecnologia de embalagem comestível que permite as pessoas transportarem e comerem os alimentos sem a utilização do plástico.
"The idea was to try to create a bottle which was based on how nature creates bottles, WikiCells imitate such natural packaging by enclosing food and liquid in an edible membrane" (A ideia foi tentar criar uma embalagem que se baseava em como a natureza cria as suas embalagens, WikiCells procura imitar uma embalagem natural, colocando alimentos e líquidos em uma membrana comestível).
Disse Edwards sobre sua motivação para o desenvolvimento das WikiCells, que cita as uvas como um exemplo de uma dessas embalagens da natureza. Essa "embalagem" é uma membrana composta por um polímero carregado de partículas de alimentos que são mantidas juntas por forças eletrostáticas, e por sua vez, protegida por um invólucro rígido, que pode ser  pode ser descascado ou aberto de modo semelhante a um ovo. De acordo com o instituto Wyss, em Harvard:
"Are novel edible forms for eating and drinking transportable foods and drinks without plastic. The notion [of Wikicells] is that you are englobing liquid, foam, or something else in a soft membrane" (São novas formas de embalagens comestíveis para transportar alimentos ou bebidas ​​sem a utilização do plástico. A noção (de Wikicells) é que pode envolver espuma, líquido, ou qualquer outra coisa em uma membrana macia)
Resultado que essa membrana pode ser feita de algo como o chocolate, doces, ou mesmo algas. Pensemos da seguinte forma: uma membrana feita de nacho envolvendo uma guacamole, uma membrana feita de chocolate com chocolate quente ou uma membrana feita de laranja contendo café.
"You can imagine that the yogurt will have a fruity kind of membrane. It could be raspberry, cherry, blueberry. We make something that looks like mozzarella cheese, but when you cut it with a spoon it’s all yogurt inside" (Pode imaginar que o iogurte terá um tipo de fruta como membrana. Pode ser framboesa, cereja, mirtilo. Fazemos algo que se parece a um queijo mozarela, porém, ao cortá-lo com uma colher temos iogurte em seu interior).
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário