sábado, 17 de março de 2012

Conhecer - Pensamento Divergente X Educação Tradicional

Curioso perceber como a minha geração (60/70/80) não se adaptou as mudanças da nova geração (90/00/10), antigamente sentávamos na escola, abríamos o livro, o professor passava aquela matéria no quadro que muitas vezes nos perguntávamos para quê? decorávamos várias fórmulas e diversos nomes, fazíamos prova e eramos aprovados ou não dependendo do resultado. Atualmente todo esse ciclo se repete e as pessoas que não conseguem acompanhar são tratadas como doentes (conseguiram rotular e chamar isso de "Deficit de Atenção"), ou seja, desde a década de 60 nada no ensino mudou. Será que o Mundo não mudou? Será que os mesmos pensamentos que tínhamos nesse período continuam?

Segundo a Psicologia e a Wikipédia, Pensamento Divergente é um processo de pensamento ou método que é utilizado para gerar idéias criativas, explorando várias soluções possíveis. Frequentemente é usado em conjunto com o Pensamento Convergente, que segue um determinado conjunto de passos lógicos para se chegar a uma solução, que em alguns casos, é a solução "correta". Pensamento Divergente ocorre tipicamente, forma espontânea, de tal modo que muitas ideias são geradas de maneira livre. Muitas soluções possíveis são exploradas em um curto espaço de tempo, e conexões inesperadas são estabelecidas. Após esse processo, as idéias e informações são organizadas e estruturadas utilizando o Pensamento Convergente.

Segundo tudo isso que entendemos, sabemos que o mundo tecnológico atual propicia isso, uma ideia na Internet é rapidamente divulgada aos quatro cantos do mundo, várias pessoas usam as redes sociais para interagir de diversas formas, pensamentos são formados em um curto espaço de tempo. A pergunta então é: Será que a educação da nova geração acompanhou essa nova forma de mudança? Se a resposta é não então temos um grande problema, pois temos pessoas em idade escolar recebendo variada informação por um lado e (desculpe-me os educadores) o mesmo blá-blá-blá de fórmulas e nomes que depois da conclusão do ensino 99% dessa informação é perdida. Ou seja, fazemos do ensino um estudo de perda de tempo. Deveria ser a hora de percebermos que existe uma nova geração de fantásticas pessoas ávidas por conhecimento real e começarmos a estabelecer novas formas de ensiná-lo.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

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