quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Conhecer - Os Memes (3)

Já vimos o que são os Memes, já vimos quanto pode durar um Meme, agora vamos ver como evoluiram os Memes. Uma expressão que é possível encontrar em muitos sites é "Meme de Internet", interessante como são as coisas, pois aprendemos que Meme é uma ideia, então essa expressão passa a ser utilizada para descrever uma ideia que se espalha através da Internet. Se você é um bom navegante lembrará de uma menina que ficou famosa simplesmente por postar uma música no YouTube, resultado que ela acabou assinando o contrato com uma gravadora para um CD e já tem contrato com uma produtora para fazer um filme. Ou seja, é a Internet fazendo fama em poucos segundos.


Já que estamos na Internet e quanto aos desenhos? Bem, na verdade são caricaturas de expressões que contém uma simples ideia: raiva, medo, dúvida e por aí vai. Mas, na verdade esses desenhos mal feitos não são Memes, eles viraram Memes. Isto é, se ninguém desse bola para eles e fossem usados por apenas seu criador, seriam apenas caricaturas mal feitas, mas o contrário aconteceu eles se espalharam pelos quatro cantos dos sites e viraram uma praga, ou seja, viraram um Meme (não foi um único autor que criou todas as carinhas que vemos hoje na Internet, mas muitas delas nasceram na DeviantArt)

Quer um outro exemplo? Você já assistiu a um filme chamado "A Queda", não, não é com Van Dame, também não é com Chuck Norris, esse filme conta a história dos últimos dias de Hittler, sendo inclusive muito bem interpretado por Bruno Ganz que faz o papel de Hittler, merecia até um Oscar, mas infelizmente em um filme de Co-produção Itália/Alemanha, pois bem, provavelmente você nunca viu esse filme, mas garanto que viu o trecho do filme que Hittler dá uma tremenda bronca nos Generais e provavelmente viu as suas mais de 200 versões (tem até uma com o Lula), ou seja isso se tornou um "Meme de Internet".

Quer saber mais sobre os "Memes de Internet"? Junte-se a memes.org

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário