sábado, 10 de dezembro de 2011

Conhecer - Os Memes (2)

Na postagem anterior vimos como surgiram e o que são "Os Memes", retornamos então ao assundo do livro "O Gene Egoísta" de Richard Dawkins, um coisa interessante tratada sobre o autor é o quanto durará sua contribuição genética, pensemos o seguinte: seu(sua) filho(a) terá a metade dos seus genes correto? já o(a) filho(a) dele(a) terá somente 1/4 deles, sim porque será a sua metade, mais a metade da(o) sua(seu) parceira(o), mais a metade dos genes da(o) esposa(marido) dele(a) que por sua vez serão compostas pelos pais dela(e). Reparou que a próxima conta faz seus genes ficar em 1/32, depois com 1/64, depois com 1/128 o que já não é lá grandes coisas, e dividindo assim sucessivamente até que geneticamente falando não existe nada seu e o que existe não influência tanto. Inclusive ninguém sequer falará: "Parece com os olhos do tátárá-tátárá-tátárá-vô, peraí como era o nome dele mesmo?" e olha que estou sendo bem otimista. Vejamos o que diz o Sr Richard Dawkins:
"Somos construídos como máquinas gêneticas, criados para transmitir nossos genes. Mas este novo aspecto será esquecido em três gerações. Seu filho, talvez até seu neto, poderão se assemelhar a você, talvez nas características faciais, no talento para a música ou na cor do cabelo. Mas, com a passagem de cada geração, a contribuição de seus genes fica dividida pela metade; não leva muito tempo para atingir proporções desprezíveis."
Então qual a vantagem dos Memes? novamente o Meme é uma ideia que consegue se espalhar, pode ser por exemplo uma música: "Crééééééééééuuuuuuuu", perdoe-me, sei que agora sua cabeça deve estar doendo ao lembrar disso, mas é o caso mais viral de um Meme que consigo pensar, tem outra: "Pôneis malditos, pôneis malditos, venham comigo atolar...", está certo prometo que eu paro. Observe que para ambas as músicas raramente lembramos quem é o autor, mas a coisa fica, a ideia fica. No primeiro caso uma simples conotação sexual e no segundo aquela coisa de "Potência", "Cavalos de Força", "Caminhonete", "Carro Grande", "Aventura", e o bolo vai se formando na sua cabeça e quando pensamos em comprar um carro, nada daquele negocinho pequeno, queremos algo robusto, forte e que aguente o tranco, tudo isso por causa de uma ideia que se alojou na nossa cabeça. Peraí, então no primeiro caso... esquece, prefiro não comentar sobre essa ideia.


Agora vamos pensar em herança dos Memes, quanto tempo pode durar um Meme? Para responder a isso, citei na postagem anterior uma série de personalidades e basicamente o seu legado. Pergunto, qual o nome do neto de Bethoven? não, não é aquele cachorro naquele filme é o grande pianista surdo, como se chama o neto dele? Agora, qual o nome da música de Bethoven que começa por TAN-TAN-TAN-TAANNNNNNN, TAN-TAN-TAN-TAANNNNNNN...? Garanto que mesmo sem lembrar do nome da maravilhosa 5ª Sinfonia (sempre penso que é a 9ª) de Bethoven, ou quem sabe nem gostar de música clássica, você já deve tê-la ouvido, ou mesmo conseguir assobiar um trechinho. Parabéns, você tem um maravilhoso Meme grudado. Quanto tempo ele vai durar. Acho que já faz um bom tempo que Bethoven compôs a 5ª e muita gente ainda cultiva essa ideia. Então respondendo a pergunta inicial, não sabemos, pode durar uma única geração ou mesmo eternamente.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário