domingo, 18 de dezembro de 2011

Especial de Ano-Novo - Sentimento de Agradecimento

Quantas vezes, essa semana, você falou a palavra "Obrigado"? Não apenas para alguém que lhe prestou um favor, mas para os seus pais (mesmo que estes já partiram desse plano astral) por terem lhe dado um lar, a sua mulher (ou seu marido) por ter lhe dado companhia, a seus filhos por terem lhe dado respeito, já sei isso tudo era obrigação e não merece agradecimento. São eles é que tem que lhe agradecer por você fazer parte da vida deles. Também, mas não acha que deveria começar por você?

Infelizmente o Mundo não utiliza mais “Obrigado”, ou mesmo, “estou agradecido”. Nasci católico, durante um tempo fui ateu, depois voltei ao catolicismo, fui budista, fui hinduísta e um pouco de espírita para virar um crente. Diferente de um ateu, que não acredita em nada, eu acredito que existe uma energia central, chame-a de Deus ou qualquer outra palavra que lhe convier, a palavra não importa o que importa é que quando partir desse plano (não digo vida, pois não morremos apenas o corpo que habitamos é que deixa de funcionar), se assim o merecermos retornaremos a essa energia. Uma das filosofias que pratico é a Meditação (não meu amigo meditar não é coisa do Diabo, Jesus meditava e muito, só para citar um personagem), meditar é a abreviação de Centralizar, ou seja, retornar para o centro. Para meditar o primeiro sentimento que temos que aflorar é o sentimento da “gratidão”. Ser grato por tudo o que você fez, fará, tem, teve, terá, realizou, realizará, produziu, produzirá, viu, verá, provou, provará e por aí vai. Ser grato por tudo indiscriminadamente.

Você nesse momento pode estar pensando duas coisas, primeiro que sou membro de alguma seita maluca e segundo que sou doido. Pelo que saiba a única (que não chamaria de maneira alguma de seita) que ensina esse sentimento de gratidão incondicional é a SEICHO-NO-IE, gostaria muito de ser um frequentador, mas o tempo não me permite, Cristãos sabiam que a história de oferecer a outra face é exatamente agradecer por qualquer coisa seja ela boa ou ruim. Poderia dizer que não sou doido, mas quem me conhece pode contestar isso. Voltando, a palavra “Obrigado”, “Thank you” em inglês, “Muchas gracias” em espanhol, “Arigatô” em japonês, tem o seu melhor sentido de expressão em Sânscrito, que é a palavra “Om Shanti”, seria algo como “lhe dou a paz que eu carrego comigo”, ou simplesmente “lhe dou minha paz”. Acho essa expressão maravilhosa, pois se não estou em verdadeiramente agradecido e em paz como posso lhe agradecer? Ou seja, primeiro tenho que estar em paz para ter esse sentimento de agradecimento que falei. Então nesses especiais de final de ano, vamos praticar um pouco o que é ter paz e ser agradecido por ela. E quem sabe começar o Ano de 2012 um pouco mais centrados no que devemos fazer para termos uma vida com maior empregabilidade e bem mais produtiva.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário