sábado, 31 de dezembro de 2011

Especial de Ano-Novo - To Manage

Uma das coisas que mais gosto de fazer é aprender um novo idioma, me divirto com as curiosidades que encontro nas diversas culturas por exemplo, existe um ideograma chinês que representa crise (perigo) e oportunidade (solução) ao mesmo tempo. A parte superior representa crise, enquanto que a inferior é oportunidade. Os dois são colocados juntos para lembrar que nas crises estão também as oportunidades.
Agora vamos para o Inglês, a palavra chave para qualquer um no Business English é o verbo "To Manage" que muitas pessoas podem ter a vaga ideia que significa apenas "Administrar" ou mesmo "Gerenciar". Esse é um dos verbos que possui um sentido bem mais amplo, pode significar:
  • "Conseguir", como em: I managed to arrive on time to reunion (consegui chegar na hora para a reunião)
  • "Realizar", como em: I managed to make my dream come true (Realizei meu sonho)
  • "Fazer", como em: Do you manage everything on your own? (Você fez tudo sozinho?)
  • "Arranjar-se", como em: I have managed through the years. (Sempre me arranjei sozinho nesta vida)
  • "Poder", como em: Can you manage lunch tomorrow? (Você pode vir almoçar amanhã?)
  • "Controlar", como em: Manage this group is very difficult. (Controlar este grupo é muito difícil)
  • "Conduzir", como em: He managed the meeting with expertise. (Ele conduziu a reunião com perícia)
Além de outros significados como, "Ser Possível", "Comprar", "Ser Capaz", "Dar-se conta", "Defender-se" e "Aguentar". Ou seja, é um verbo que pode ser utilizado em muitas ocasiões principalmente no mundo dos negócios, de repente você pode topar com frases como: The manager managed to manage the management department managerially well.

Espero sinceramente que o Ano de 2012 traga realmente uma destruição, destruição da intolerância, do desconforto, da indecência, e que venha uma nova era de luz, de paz e de conforto a todos os seres, que as pessoas possam entender umas as outras, se darem um aperto de mão e dizer viemos todos de um mesmo ser criador. Espero que possamos manage better para obtermos tudo o que queremos. No meu site (na seção de documentos) está a sua disposição uma agenda que criei especialmente para planejar melhor esse ano, espero que lhe seja útil.

Obrigado e até o próximo ano
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário