domingo, 4 de dezembro de 2011

Conhecer - Os Memes (1)

Faça uma pesquisa rápida no Google Imagens com a palavra Meme e você verá algumas carinhas engraçadinhas, com algumas expressões que muitas pessoas já estão se acostumando a ver, antes de entender essas carinhas vamos um pouco de história. Segundo a Wikipédia o termo MEME surgiu no livro "O Gene Egoísta" de Richard Dawkins. E como todo bom rato de biblioteca corri para ler esse livro.

O assunto realmente está lá, só que em um livro de 11 capítulos está exatamente no último capítulo entitulado "Memes: Os Novos Replicadores", e, na verdade, atribuiu a essa nova unidade o nome de MIMEME (que do Grego quer dizer "imitação"), só que para ficar parecido com GENE troca para MEME (para também lembrar "memória"). Acredito que na Biologia do 2º Grau você descobriu o que são os Genes, isso mesmo aquelas coisinhas que transmitimos aos nossos descendentes (ou seja, filhos), já os Memes não são transmitidos através da herança genética, pode-se dizer que eles são o conhecimento transmitido, deixe-me citar Dawkins em seu livro:

"Exemplos de memes são melodias, idéias, 'slogans', modas de vestuário, maneiras de fazer potes ou de construir arcos. Da mesma forma como os genes se propagam no 'fundo' pulando de corpo para corpo através dos espermatozóides ou dos óvulos, da mesma maneira os memes progam-se no 'fundo' de memes pulando de cérebro para cérebro por meio de um processo que pode ser chamado, no sentido amplo, de imitação."

Isto é o filho de Mozart não foi um maravilhoso compositor, assim como o filho de J.R.R.Tolkien não foi um destacado escritor. Então, basicamente, quando se tem uma ideia nova, e outros a aceitam essa ideia se propaga, imagine algo vivo e pulsante se espalhando com um "Vírus". Vamos pensar quando Henry Ford queria que o automóvel fosse um carro popular, ou quando Steve Jobs desejou que em toda casa existisse um computador, ou quem sabe quando Linus Torvalds propós a magia de um sistema operacional criado e compartilhado pela comunidade e totalmente gratuito. Este é o momento que os Memes encontram terreno fértil para replicarem. Só que o mais importante, podem se ESPECIALIZAR, exatamente, assim como os Genes, os Memes podem se tornar mais especialistas e melhores adaptados, e isso, obviamente, será um caldo para a geração de novas ideias.

Então, vamos resumir tudo até aqui, um Meme é uma ideia que ao encontrar terreno fértil (ou seja, seguidores) irá replicar e pode especializar-se. Isso parece maluquice? Não é, e inclusive está virando uma ciência, a Memética estuda os modelos evolutivos da transferência de informação.

Abraços e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário