sábado, 24 de dezembro de 2011

Especial de Ano-Novo - A roda vida dos Chakras

Chakra, em sânscrito, significa roda, disco. No conceito clássico em que aparece, determina os centros de energia vital que são localizados no corpo elétrico humano. Sua representação é dinâmica, circular e multicor. Cada cor possui uma característica particular.

1º Chakra: abaixo do púbis, conectado com o coccix. Representa a conexão com a Terra. Cor: Vermelha. Disfunções: Preocupações exageradas com a posse e segurança. Comer muito. Prisão de ventre, cansaço, fragilidade do sistema imunológico, insegurança.

2º Chakra: dois dedos abaixo do umbigo. Este é o chakra da saúde, da vitalidade, da sexualidade. Cor: Laranja. Disfunções: Problemas de menstruação, próstata, testículos. Medo de perder as pessoas. Falta de confiança.

3 º Chakra: Três dedos acima do umbigo. É o centro do poder, a maneira como estamos em contato com nossa força interior. De um lado, pode-se encontrar o complexo de superioridade, de outro, o de inferioridade. Os dois revelam a desarmonia da pessoa: ora agressora, ora vítima. Cor: Amarela. Disfunções: Problemas de estômago, gastrite, má digestão, ansiedade.

4º Chakra: No meio do esterno. O coração é o centro do amor e de todo o sistema de chakras. É como se o coração batesse com o sim. Quando o coração diz Sim ao que acontece na nossa vida, mesmo que seja tristeza ou frustação. É um grande centro de cura e transformação. Cor: Verde. Disfunções: Desejo de reconhecimento, sentimento de frustação. Às vezes, o indivíduo pode se sentir tão forte que deseja dar tudo, mas não sabe receber. No amor fica embaraçado. Também acontece de se ofender e se machucar muito facilmente (interpretar tudo através disso). Diante da rejeição, fecha-se cada vez mais e às vezes, tenta encobrir esta sensação de não ser amado, mostrar-se o coitadinho. Em situações extremas torna-se frio, incapaz de envolver-se.

5º Chakra: No meio da garganta. Este centro é uma porta entre o sentir e o pensar. É ajuda a expressar o que sentem os outros chakras para os mundos internos e externos. É a porta de entrada e de saída da comunicação. Cor: Azul Claro. Disfunções: Voz desagradável. Falta de contato com as emoções. Tímido, recolhido e medo da opinião dos outros. Problemas de tireoide. Quando este chakra bloqueia a comunicação entre o corpo e a cabeça, pode resultar que seja visualizado somente o intelectual ou o racional e não permitir a expressão das emoções.

6º Chakra: Entre as sobrancelhas (conhecido como 3º olho). Sua expansão possibilita ter acesso a diferentes níveis de inteligência. Quando aberto é possível ver claramente e criar a vida conforme o desejado - além de poder alterar determinados padrões. Em conjunto com o chakra do coração também aberto, pode-se obter a capacidade de cura. O mundo material fica transparente e se sente o desapego - tudo se torna uma dança cósmica da qual simplesmente observamos. Cor: Azul Índigo. Disfunções: Pouca mémoria, problemas de visão, vida conduzida por objetos materiais, emoções impulsivas, negação das verdades espirituais, esnobismo intelectual. Quando os chakras básicos não estão desenvolvidos, corre-se o risco de problemas mentais.

7º Chakra: No meio da cabeça, abrindo-se para cima. Permite o sentido de unidade, de ser uno com o todo. Representa o salto material para às dimensões cósmicas. O silêncio (e todas as músicas que ajudam a entrar no silêncio) possibilita a conexão com este centro. Cor: Violeta, Branco, Dourado.

Não existe o conceito de chakra bom ou mau. Não há chakra superior ou inferior em termos de espiritualidade. Todos os chakras, são de fato, necessários a experiência terrena e ao próprio processo de espiritualidade. Há apenas frequências superiores e inferiores, como notas musicais ou matizes de coloração: todas iguais, todas belas, todas necessárias.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário