segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Conhecer - Qual o Sentido da Vida?

Acordar, tomar café, trabalhar, almoçar, trabalhar, tomar banho, jantar, distrair-se e dormir. Para a grande maioria das pessoas essa é a rotina pelo menos nos 5 dias da semana, aos sábados e domingos apenas que o trabalho (para alguns) deixa de existir e aumentamos a carga de distrações. Inclui-se em distrações, ler, assistir, brincar, jogar ou qualquer outra do gênero.

Um grande estudioso de mitologia falou a seguinte frase durante uma entrevista: "Dizem todos nos buscamos um sentido para a vida. Não acho que estejamos realmente buscando isso. Acho que buscamos a experiência de nos sentirmos vivos de tal forma que nossas experiênciais no nível puramente físico tenham ressonâncias internas no mais profundo do nosso ser e da nossa realidade. E assim chegamos a sentir realmente o êxtase de estarmos vivos." (Joseph Campbell 1904-1987) Para que possamos ter uma simples noção de quem era essa pessoa, saiba que toda a grande indústria dos jogos de computador são unânimes ao afirmar que o livro que os influenciaram durante a criação de seus jogos foi: O Herói de Mil Faces (se não leu recomendo fortemente que o faça).

Em 1988 (um ano após a sua morte) foi finalmente lançado o documentário "O Poder do Mito" que mostra uma controversa entrevista entre Campbell e Bill Moyers na Biblioteca do Rancho da LucasFilm (o mesmo de George Lucas), peço que antes de assistir tire fora todo preconceito religioso que você possa ter e tente ver nas palavras Campbell um sentido lógico. Aqui está o vídeo da primeira parte, foi dividida em 4 partes.


Você pode assistir as outras partes aqui: 23 e 4.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário