quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Empregabilidade - Em qual tecnologia apostar?

Todo começo de ano é assim, na verdade a coisa começa em Dezembro e circula até Janeiro, as empresas fazem especulações em qual tecnologia será o destaque, esse ano as fichas estão nas seguintes:
  • Cloud Computing
  • Mobilidade
  • Midias Sociais
  • Consumerização de TI
  • Big Data
Então é isso que você deve saber para ter uma boa empregabilidade? De maneira alguma, isso é o que as empresas estarão apostando em relação a tecnologia, o que você deve, alias, já deveria conhecer é:
  • Uma quarta língua, Inglês e Espanhol deviam fazer parte do seu dia-a-dia, assim como Português. Só que pelo visto, e por alguns emails que recebo, observa-se que as pessoas ainda estão no básico da língua materna, para solicitar um emprego. Sem brincadeira recebi o seguinte email: "O SENHOR (todo em maiúsculas) mi ajudá a obiter uma oportunidade no mercado de formática".
  • Uma ou mais certificações, Java, ITIL e Cobit são as mais procuradas, porém existem várias outras disponíveis no mercado. Sou autodidata e não preciso disso. Precisa sim, na verdade quem irá precisar é a empresa que pode lhe contratar pois as licitações exigem que os profissionais sejam todos certificados, resultado que uma coisa puxa a outra.
  • Parar de jogar tempo fora, o dia tem 24 horas e isso não vai mudar, enquanto perde tempo escutando música, vendo televisão e jogando outras pessoas estão correndo atrás, se quiser fazer isso faça mas pelo menos aproveite, ao invés de ouvir músicas ouça livros ou tente traduzir as músicas, assista a programas que podem lhe trazer algum conhecimento útil e tive um colega que aprendeu Japonês para poder jogar um RPG. Na concorrência para uma oferta de emprego o que vale é quem tem mais conhecimento.
  • Ler, sei que você saiu da escola traumatizado com as pérolas que foi obrigado a ler. Passei uns 10 anos da minha vida sem tocar em um livro, para depois, aos poucos retomar esse contato, a única coisa que posso dizer é que perdi 10 anos. Hoje tudo é muito dinâmico e devemos acompanhar e estarmos sempre bem informados, saber o placar do Flamengo e XV de Jaú não conta, você não precisa ser um Doutor em "Big Data" mas precisa saber o que é.
  • Faça serviços sociais, não precisa pintar a porta do vizinho ou limpar a rua, mas verifique quais são os programas sociais que estão rolando na sua região e ajude, participe de grupos e listas de discussão e se faça presente. Com o advento da WEB é muito fácil conferir o que está acontecendo na área que está sonhando com aquela oportunidade, não fique esperando ela aparecer, corra atrás.
Se quiser saber mais sobre as Tecnologias de 2012 recomendo essa excelente matéria de Cezar Taurion para a ComputerWorld.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário