domingo, 8 de janeiro de 2012

Empregabilidade - Hoje está mais fácil or more difficult conocer un nuevo idioma

Considerarei a nível de comparação quando tinha 18 anos, isso ocorreu em 1984. O computador não era tão popular, Internet nem pensar, filmes só os do cinema então aprender um novo idioma exigia duas coisas: muito esforço e um bom curso. 20 anos depois e temos Internet popularizada, canais por assinatura passando programação internacional 24 por dia, computador em quase todas as casas e filmes em DVD, aprender outro idioma para muita gente exige duas coisas: muito esforço e um bom curso.

Vamos tentar analisar isso, começamos pelo DVD, na minha época se quisesse assistir a um filme tinha que vê-lo no idioma original com as legendas em português ou dublado, essa eram as opções pois ainda era o Vídeo Cassete, então chegou o DVD e podíamos escolher qual língua teria o filme e qual legenda, isso é fantástico se o interesse é aprender um outro idioma. Seguimos para a TV, temos canais por assinatura que trazem BBC (Britânica), CNN (Americana), canais Espanhóis, Italianos e por aí vai que mais uma vez nos proporciona contato full time com a língua e seguimos então para a Internet, acredito que nem preciso mencionar a riqueza cultural que isso trouxe.

Um simples exemplo, antigamente escutava uma música estrangeira no rádio, e quando não conhecia o autor nem a letra, não tinha muitas opções a não ser que o radialista falasse qual era a música e quem cantava, e mesmo com essa informação era outra batalha para conseguir a letra (alias, a menos que saisse em uma revista, era ouvir a música e escrever a letra, com seus erros e acertos). Atualmente, ouço uma música em um filme ou série (como House ou CSI) e só preciso de algumas palavras para descobrir qual é a música, não me acredita, pesquise no Google a seguinte sequencia: "I here in the field", e te garanto que rapidamente você chega na música tema tocada na abertura do "CSI: New York". Vem letra, tradução, cifras se quiser tocar, tablatura, um vídeo da música e por aí vai.

Ou seja, aprender hoje um idioma e necessário apenas saber como usar corretamente as ferramentas que estão a disposição, elas nos fazem viver em um mundo multicultural, aonde o português mescla-se com o inglês, espanhol, italiano e por aí vai. Significa que quanto mais idiomas você conhecer mais a janela do mundo se abrirá, com ela mais oportunidades.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário