domingo, 22 de janeiro de 2012

Literatura - Michael Crichton - Devoradores de Mortos

Provavelmente você não deve conhecer nem o autor muito menos o livro, e ainda quanto ao livro deve estar imaginando que se trata de um terror no estilo de "Walking Dead". Diria primeiro que quanto ao autor Michael Crichton que está para o Cinema assim como Spielberg como Diretor ou Tom Hanks como Ator, só que a área dele é escrever livros que são adaptados para o Cinema. Apenas para citar alguns de seus trabalhos temos: Jurassic Park, A Esfera, Congo, Sol Nascente, Estado de Medo e o clássico Enigma de Andrômeda (feito em 1971 por Robert Wise). Já o livro também foi adaptado para o cinema só que provavelmente você conhece o filme pelo título: "13º Guerreiro" com a incrível performance de Antonio Banderas.

O livro conta a história do árabe Ahmad Ibn Fadlan, que se vê envolvido em uma jornada com 12 Vikings para ajudar um Rei que está tendo problemas com os ataques de um povo denominado Wendol que mata sem a menor piedade e ainda come os cadáveres. Existem algumas diferenças entre o filme é o livro:
  • Quem fornece a dica para os Vikings acabar com a "mãe" dos Wendol é um grupo de anões e não a feiticeira (o "Anjo da Morte") conforme o filme.
  • Ahmad não aprende a falar nórdico, um dos guerreiros que vai com ele fala latim, o que ele aprende é apenas algumas palavras.
  • No filme Ahmad é visto como um herói que resolve todos os problemas, no livro a coisa muda de figura ele está ali mais como um narrador da história.
  • A mulher que morre junto com o Rei (na cena inicial) e existe uma outra que morre junto com Buliwyf ambas são escravas e morrem enforcadas pelo "Anjo da Morte".
  • O livro deixa bem claro que os Vikings tem escravos e escravas e a todo momento os homens praticam sexo com as mulheres, inclusive Ahmad faz isso.
Existem ainda algumas outras diferenças e não quero tirar o prazer de sua leitura. Digo apenas que o livro é tão interessante quanto o filme, adoro o filme e ao ler o livro e ver essas diferenças não me fez gostar do filme nem mais nem menos do que gosto. O livro também é um excelente fonte de entretenimento só que vista com outros olhos, então não deixe de aproveitar.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

2 comentários:

  1. link pra download
    http://www.uploadboost.com/p4ecycn71z9r/Devoradores_de_Mortos_-_Michael_Crichton.rar

    ResponderExcluir
  2. Vi o filme 10x e o livro é ainda melhor!

    ResponderExcluir