sábado, 7 de janeiro de 2012

Empregabilidade - Memes e o Boato

Em algumas postagens atrás (parte 1, parte 2 e parte 3) discutimos o que são os memes, a Teoria Memética aplicada ao nosso cotidiano empresarial é bastante interessante, analisemos o seguinte trecho: "os elementos dos boatos são como seres vivos que se reproduzem utilizando os humanos como seu portador". Devemos ter a consciência que todo ser vivo preza pela sua vida, por exemplo, é impossível morrer prendendo a respiração, ou seja, se auto sufocar, pois no último segundo iremos respirar para nos mantermos vivo, isso faz parte do seu instinto de sobrevivência. Encarando dessa forma um boato preza então por se manter vivo.

Agora vamos pensar nas empresas, como um boato pode se manter vivo? Simples, sendo o mais atrativo o possível, por exemplo, a empresa está sendo negociada, surge o boato de uma demissão em massa que abrangerá todos os funcionários, desta forma, as saídas que normalmente ocorrem em todas as empresas passarão a ser como alimento para esse boato. Ou então, a secretária falta um dia por motivo de doença e no mesmo dia o Chefe falta para assistir a um congresso, já está armado o terreno fértil para outro poderoso boato. Agora vamos encarar um outro lado, todos os funcionários irão ganhar um aumento, esse tipo de boato seria encarado como piada e simplesmente não se propaga (todos ficam esperando para ver o que acontecerá). Ou seja, todo boato precisa ter o sentido negativo para sobreviver ou pelo menos ser o mais controverso possível.

Com isso, é fácil concluir porque muitos livros de Administração pregam que uma das principais funções de um Bom Gerente é manter sua área livre de qualquer boato, tornando necessário um meio rápido de comunicação para que nenhum possa sobreviver tempo suficiente para proliferar.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário