terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Literatura - Trilogia Hannibal de Thomas Harris

Atualmente temos casos de filmes como Harry Potter e a saga Crepúsculo que ao ser levada para o cinema gera muita reclamação dos fãs pelos cortes que trazem na história, infelizmente a Trilogia de Hannibal também sofreu muito com isso. Os livros e respectivos filmes são:

1º) Red Dragon (Dragão Vermelho), teve um primeiro filme lançado em 1986 chamado Manhunter, que não teve nenhuma grande estrela e o papel do Dr. Hannibal Lecter foi dado a Brian Cox. Obviamente que o sucesso de "Silêncio dos Inocentes" fez com que os estúdios lançasse uma nova versão, dessa vez, com o mesmo título do livro em 2002 com Anthony Hoppins, Edward Norton e Ralph Fiennes.

2º) The Silence of the Lamb (O Silêncio dos Inocentes), feito em 1991 foi um sucesso de bilheteria, crítica e público, colocou a estreante Jodie Foster no estrelato e consagrou Anthony Hopkins. Só a cena que Hannibal consegue escapar já mereceria os 5 Oscars que levou, entre Melhor Ator, Atriz, Direção, Roteiro e obviamente Filme. O título "O Silêncio dos Cordeiros" se refere ao passado de Clarice.

3º) Hannibal, feito em 2001 trocou Jodie Foster por Julianne Moore no papel de Clarice, e no elenco além de Anthony Hopkins interpretando Lecter (fantástico como de costume), temos ainda Ray Liota e Gary Oldman (Drácula) que está irreconhecível no papel de Mason Verger.

São três grandes livros com somente um único filme de sucesso, por que? Simples, porque os estúdios continuam esquecendo que quando se adapta um livro para o cinema, o mínimo que o público deseja ver é a história que foi lida e não alguma coisa completamente diferente (imagina se Harry Potter morresse no final ou Bella se casasse com o Lobinho). As grosserias estão claras, Hannibal não perde a mão, Mason não é comido pelos porcos e sua irmã sumiu, parece que depois de Veneza o filme deixa de ser baseado no livro (talvez o roteirista só leu metade do livro), para que possa ter uma noção, parte da história de "Hannibal, a Origem do Mal" (2007) está nesse livro, na qual se justifica a obsessão de Hannibal por Clarice e vice-versa, o primeiro livro também termina de modo diferente além de penetrar bem mais na mente de Lecter. Observamos então que bons atores não conseguem salvar um roteiro ruim, já no "Silêncio" que seguiu a história (inclusive teve seu Oscar de roteiro adaptado) foi um sucesso.

Se você gosta da história de Hannibal não deixe de ler essa trilogia pois Thomas Harris é fantástico ao traçar o perfil psicológico de seus personagens e muitas coisas que se passam no filme ganham lógica e sentido.

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário