sábado, 25 de fevereiro de 2012

Conhecimento - Socorro, o Google sabe das minhas preferências...

Não consigo compreender todo o alarde que está sendo feito porque o Google quer monitorar as pesquisas que realizamos no seu motor de buscas. Deixe-me tentar compreender, imaginemos que ao entrar em uma loja de sapatos o atendente pergunte nosso nome e as nossas preferências de calçado, gostamos da forma como somos atendidos e retornamos ao local, só que o atendente novamente pergunta nosso nome e as nossas preferências de calçado e assim é feito pouco importa quantas vezes vamos a loja. No filme "Minority Report" o personagem de Tom Cruise é reconhecido por uma análise da retina e a todo lugar por onde anda, propagandas, notícias, assuntos são direcionadas para as suas preferências anteriormente cadastradas. Isso é conhecido como "Futuro".

No Futuro (que pelo visto não está muito distante) ao comprar um CD de Jazz, começaremos a receber ofertas de novos lançamentos de Jazz, shows de Jazz que estão acontecendo na cidade, notícia sobre um músico de Jazz que acaba de falecer (o que não é muito raro), e por aí vai. Nossas preferências serão armazenadas para o que é conhecido como "Marketing Direcionado". Ou seja, o atendente da loja de calçados não irá apenas lembrar do nome e das nossas preferências de calçado, mas dos nossos gostos, da forma como gostamos de ser tratados, se possuímos ou não algum problema físico, e isso é conhecido como "Saber quem é o Cliente".

"Socorro, o Google sabe das minhas preferências..." e daí? Ao ler meu blog pode-se deduzir muito da minha vida, acessando meu site mais ainda, me seguindo pelo Twitter, quase ficar na minha cola, Facebook, Linkedin,..., espera um momento: "Socorro, um monte de gente sabe das minhas preferências...". E espero que mais um monte fique sabendo, pois cá entre nós, isso é conhecido como "Amizade".

Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário